Assembleia Legislativa aprova criação da Região Metropolitana do Cariri
A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (09/06), a mensagem de nº 7.096, de autoria do Executivo, que cria a Região Metropolitana do Cariri (RMC), o Conselho de Desenvolvimento e Integração e o Fundo de Desenvolvimento e Integração d
Publicado 10/06/2009 09:07 | Editado 04/03/2020 16:34
A princípio, três emendas foram apresentadas pelos deputados Ely Aguiar (PSDC), Ana Paula Cruz (PMDB) e Vasques Landim (PSDB). Contudo, a peemedebista e o tucano atenderam a apelo do líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), e retiraram as propostas de modificação da redação original. Ana Paula queria a nomenclatura “Região Metropolitana de Juazeiro do Norte”; e Vasques Landim solicitava a inclusão do município de Altaneira no conglomerado.
Já Ely Aguiar, que teve sua emenda derrubada, defendia que o conselho não tivesse sede fixa, mas sim realizasse reuniões de forma itinerante. Dessa maneira, ele disse acreditar que as nove cidades da RMC seriam beneficiadas pela passagem do colegiado de secretários para discutir as demandas e projetos das localidades.
Com isso, a proposta do Estado acabou sendo aprovada sem qualquer alteração. “Certamente, esses municípios vão capitalizar políticas públicas, dividendos e recursos importantíssimos”, considerou Vasques, lamentando a retirada da emenda de Ana Paula. Ele também levantava a bandeira de que a Região devia levar o nome de Juazeiro do Norte.
A parlamentar justificou o recuo dizendo que não queria gerar impasse na tramitação da matéria a ponto de prejudicar a aprovação da mensagem. “Cumpri meu papel e retiro (a emenda) com o coração partido. Mas entendo que é por uma questão maior”, esclareceu, explicando que Juazeiro merecia a nomeação por ser a cidade-pólo da Região, com o maior número de habitantes, de eleitores e de arrecadação de impostos.
Os deputados Ziêr Férrer (PTB), Welington Landim (PSB) e Moésio Loiola (PSDB) também comentaram o resultado da votação. Ziêr indagou o porquê das cidades de Icó, Aurora, Cedro e Lavras da Mangabeira não terem sido incluídas na RMC. “Não sei se parabenizo o governador”, pontuou.
Welington, que foi o relator do projeto, enalteceu a iniciativa do Estado de regulamentar a Região. Conforme ele, isso facilitará a chegada de investimentos e obras nas cidades. “O governador agiu dentro de uma lógica administrativa que há muitos anos o Cariri se ressentia”, avaliou, sendo complementado por Moésio: “é importante quando se tenta agregar”.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL