PCdoB mantém a indicação de Chico Lopes para a disputa do Senado em 2010

Em meio a muitas especulações em torno das eleições de 2010 o PCdoB insiste na indicação o deputado federal Chico Lopes para a disputa para o Senado Federal. O assunto já havia sido abordado pelo presidente estadual do partido, Carlos Augusto Diógenes

Na entrevista que concedeu ao Vermelho/CE no último final de semana o presidente do PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas) afirmou que o partido mantém a indicação do deputado federal Chico Lopes para a disputa de uma das vagas de senador nas eleições de 2010. Segundo Patinhas Chico Lopes ''tem total chance de ser eleito pelo que representa, por ser um homem simples, com grande aceitação entre o povo cearense, e capacitado por sua rica experiência política, além do grande potencial eleitoral demonstrado pela expressiva votação que teve nas últimas eleições''.


 


Nesta quarta feira o assunto voltou por meio de um comentário do jornalista Donizete Arruda no portal de notícias Ceará Agora. Arruda afirma que o PCdoB prepara o lançamento do nome de Chico Lopes porque considera que o partido não pode ficar de fora da chapa majoritária e que o deputado tem todas as credenciais para enfrentar a disputa eleitoral.


 


Donizete Arruda acrescenta ainda: ''os argumentos do PCdoB para a candidatura Chico Lopes são diretos: o PT já tem a prefeitura de Fortaleza, e nas quatro vagas da chapa majoritária, terá direito a uma vaga, no caso o lugar de vice-governador de Cid Gomes. O outro posto é do PMDB para o Senado. A briga do PCdoB é pela segunda vaga de senador''.


 


A disputa para o Senado deve polarizar as atenções da disputa em 2010, como resume o articulista do Ceará Agora: ''Esse confronto aberto na composição da chapa do governador Cid Gomes tem ainda um agravante. Cid estaria propenso a fazer as vontades do irmão, deputado Ciro Gomes, e apoiar informalmente a reeleição do senador Tasso Jereissati. Difícil vai ser o PT aceitar esse acordo. O PCdoB do deputado Chico Lopes rejeita e já avisou a Cid que não há hipótese de endossar a candidatura de Tasso Jereissati. Ao contrário, irá lançar Lopes para enfrentar Tasso na corrida a uma das duas vagas ao Senado pelo Ceará''.



 


O parlamentar comunista, que em 2006 foi eleito para a Câmara dos Deputados com mais de 162 mil votos, dos quais 113 mil só em Fortaleza, é um dos principais nomes da esquerda cearense e em 2008 seu partido já o havia indicado para a disputa da Prefeitura de Fortaleza. Na época as pesquisas de intenção de voto chegaram a indicar que 6% do eleitorado poderia votar em Chico Lopes. No entanto os comunistas se mantiveram a aliança que ajudou a reeleger a prefeita Luizianne Lins (PT). Ao revigorar a indicação de Chico Lopes para a chapa que disputará as duas vagas de senador, o PCdoB aposta mais uma vez na grande aceitação popular do seu experiente parlamentar.


 


Da redação local