Conferência de Educação conta com coordenação de comunistas
Seis comunistas estão na coordenação da Conferência Municipal de Educação que acontecerá nesta quinta-feira (18/06) e sexta-feira (19/06), das 7h às 18 horas, no Augustus Hotel, em Goiânia. A comunidade escolar irá debater o Sistema Nacional Articul
Publicado 17/06/2009 19:12 | Editado 04/03/2020 16:44
A Conferência Municipal de Educação de Goiânia é uma realização da Secretaria Municipal de Educação conjuntamente com entidades e movimentos da sociedade civil, entre elas, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.
Seguindo o critério de participação da Conferência foram tirados 370 delegados da comunidade escolar formada por professores, alunos, pais e trabalhadores na educação com objetivo de debater sobre o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, diretrizes e Estratégias de Ação.
Estará também em pauta, o papel do Estado na garantia da educação de qualidade , a gestão educacional, a democratização do acesso e permanência do aluno na escola, a valorização dos Profissionais da Educação, financiamento, inclusão e diversidade no âmbito educacional.
Ailma Maria, coordenadora da CTB em Goiás e secretária sindical do PCdoB acredita que esse encontro irá fortalecer o movimento de construção de um sistema nacional, consolidando assim um avanço na qualidade de ensino para toda a comunidade.
Além da Ailma Maria, a coordenação do evento é composta por seis comunistas, entre eles, o vereador Fábio Tokarski e os professores Jorge Ricardo Arantes, Geraldo Santana, Geraldo Pessoa e Geovana Reis.
A Epata Regional – Polo Pequi acontecerá dias 22, 23 e 24 de junho na Faculdade de Educação – UFG no Setor Universitário, em Goiânia.
Programação:
Dia 18/06, das 7 às 18 horas:
– Palestra: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.
-Grupos de Estudo sobre o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade, gestão democrática, avaliação, a democratização do acesso e permanência do aluno na escola, a valorização dos Profissionais da Educação, financiamento, inclusão e diversidade no âmbito educacional.
Dia 19/06, das 7 às 18 horas:
-Plenária: relatório dos Grupos de Trabalho, com as sugestões aditivas, substitutivas ou supressivas.
Conferência Nacional de Educação
Marcada para ocorrer em setembro deste ano, a CONAE será um fórum de debates sobre o Plano Nacional de Educação (PND), de que trata a Constituição Federal e terá seu prazo de vigência concluído em dezembro de 2010. A Conferência Nacional será o resultado das propostas avaliadas durante as Conferências Regionais e Municipais de Educação.
De Goiânia,
Eliz Brandão