Lapa Legal: Paes e Jandira visitam área do projeto

O prefeito Eduardo Paes e a secretária Municipal de Cultura Jandira Feghali lançaram, no dia 24, o projeto Lapa Legal e visitaram os locais das principais intervenções, um conjunto de ações de diversos órgãos da Prefeitura que têm por objetivo revitalizar

A Prefeitura do Rio criou o Grupo de Trabalho Lapa Legal para promover o ordenamento urbano e as potencialidades da região da Lapa e seu entorno, presidido por Jandira Feghali.



A região receberá uma série de melhorias, como nova iluminação nas principais vias, assentamento dos ambulantes, controle acústico, segurança, com guarda municipal 24 horas por dia, e organização das vagas de estacionamento. Pessoas com deficiência e idosos terão acesso facilitado graças à construção de 37 novas rampas. Na ocasião será feito o anúncio do Núcleo Histórico Cultural da Lapa.



A criação do Núcleo Histórico Cultural da Lapa marca a importância da iniciativa municipal, que vai desapropriar 14 imóveis e transformá-los em 207 unidades habitacionais e 17 comerciais.



A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) está regulamentando a Feira Noturna Lapa Legal, que funcionará de quarta a domingo, das 19h às 3h30min, na calçada da Sala Cecília Meireles e no espaço entre os Arcos da Lapa e o Anfiteatro.



O projeto também prevê a regularização e fiscalização das vagas em espaços públicos. Haverá o estabelecimento de três pontos de táxi localizados na Rua Mem de Sá, na Av. Chile e na Rua do Resende (próxima à Rua do Lavradio), que serão ocupados individualmente sem cooperativas com número limitado do decreto de regulamentação. Haverá também um bolsão de táxi na Praça Mahatma Gandhi.