PCdoB/DF reafirma necessidade de unidade da esquerda

O Comitê Regional do PCdoB/DF reafirmou na noite desta quinta-feira, a necessidade da construção de um projeto político unitário das forças que apoiam o presidente Lula para as eleições de 2010.

Segundo o presidente do PCdoB/DF Apolinário Rebelo ''o partido já tinha claro a necessidade de sentar com todas as forças políticas que apóiam o presidente Lula para a construção de um projeto alternativo de poder, contra o projeto neoliberal, que em Brasília é capitaneado pelo único governador demo no país, Arruda''.


 


O PCdoB já vinha se reunindo com o PSB e o PDT para debater a construção deste projeto.
Nesta sexta-feira, a Comissão Politica do PCdoB se reunirá com a Executiva Regional do PT para que os dois partidos debatam a construção deste projeto unificado.


 


Para o secretário de Organização do PCdoB/DF, Alan Bueno, ''o quadro político no DF aponta para uma divisão no campo conservador, com o lançamento da candidatura do ex-senador Roriz e a candidatura à reeleição do governador Arruda.'' ''A esquerda e as forças progressistas tem que superar as divergências e avançar na disputa para 2010'' destacou Bueno.


 


 


Reafirmação do projeto político dos comunistas


 


 


O PCdoB/DF aproveitou a reunião e reafirmou o projeto político dos comunistas no DF. O vice-presidente Messias de Souza destacou que é preciso construir um palanque para a candidatura da base do presidente Lula, ''aqui nós temos um desafio, que é a construção de um grande palanque para a candidatura da base e ao mesmo tempo a conquista de um espaço instituconal na Câmara Legislativa''.



 


Candidaturas


 


 


Hoje em Brasília, se apresentam como candidatos o atual governador José Roberto Arruda que reúne os apoios do DEM, PSDB,PPS e parte do PMDB. O ex-governador Roriz tenta se viabilizar como candidato pelo PMDB, mas já negocia publicamente sua transferência para o PSC.


 


O Diretório Regional do PT aprovou a pré-candidatura do ex-ministro Agnelo Queiroz, mas o deputado federal Geraldo Magela tem afirmado que mantém sua pré-candidatura para debate interno no partido. O PSB já sinalizou há cerca de 15 dias, que irá apoiar uma candidatura única da esquerda capitaneada pelo PT.


 


No quadro político ainda existe uma variável, que é o lançamento da pré-candidatura do PDT, que lançou o nome do deputado distrital Reguffe como candidato ao Governo do Distrito Federal. Embora tendo lançado uma pré-candidatura, setores do PDT, inclusive o senador Cristovam Buarque, tem afirmado que podem contribuir na construção de um projeto unificado para 2010.


 


 


De Brasília
Gustavo Alves