A Saúde vai à Praça de Maranguape
Bicicletas para os Agentes de Saúde Comunitários e assinatura de convênio com a Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE)
Publicado 27/06/2009 08:40 | Editado 04/03/2020 16:34
Eles visitam casa a casa, sabem da realidade de cada família, estão distribuídos em 17 Distritos. Os Agentes Comunitários de Saúde de Maranguape ganharam nesta sexta-feira, 26, um estímulo a mais para o trabalho: 156 bicicletas. Além disso, receberam 60 balanças e kits com camisa e boné.
O Prefeito do Município George Valentim e a Secretária de Saúde do Município, Sandra Mendes fizeram a entrega dos equipamentos de trabalho, na Praça da Maranguarte. O Secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, destacou a importância dos agentes como responsáveis por uma revolução na saúde. “Em 1991 morriam 76 para cada mil crianças nascidas vivas no estado. Em 2008, o índice reduzir para 16 por mil. Esperamos com a ajuda desses profissionais, uma queda neste número de pelo menos 5% este ano”, disse.
A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Helenita Soares, comemorou a vitória da categoria. “Esse presente vai facilitar a nossa vida, principalmente daqueles que atuam na zona rural”, justificou.
Convênio
No mesmo evento, a Prefeitura de Maranguape assinou um convênio com a Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE) para realização de exames gratuitos de DNA. A prefeitura concederá o transporte de 24 pessoas por mês para realizarem o exame na unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem), a ser inaugurada em julho na Defensoria Pública do Estado. Maranguape é o primeiro município a assinar o convênio.
“O nosso objetivo é descentralizar a atendimento e levar a Defensoria para perto da população”, disse a Defensora Pública Geral do Estado, Dra. Francilene Bessa, que se comprometeu em realizar um mutirão de atendimento no município.
Fonte: Assessoria de comunicação de Maranguape