PCdoB-PI reúne comitê estadual e normatiza conferências municipais
Na manhã deste sábado (4), o PCdoB do Piauí reuniu seu Comitê Estadual no quarto encontro de 2009 para discutir, dentre outras pautas, os documentos do 12ª Congresso Nacional do Partido. Integrando a mesa, o secretário de organização do Comitê Central, Wa
Publicado 06/07/2009 11:59
Para abrir as discussões, o deputado federal Osmar Júnior falou sobre a crise dentro do Governo do Estado. Nos últimos dias, uma série de denúncias sobre desvios na Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos Humanos do Piauí) abalou as relações dentro do PT, que está à frente da base governista. O deputado afirmou que o PCdoB permanecerá neutro nesse processo. “Nós não vamos entrar nessa de querer ver o circo pegar fogo”, disse.
O informe inicial de Osmar Júnior contemplou também o plano para as eleições de 2010. Como na reunião anterior, o deputado reiterou que os principais pontos do projeto são as reeleições do mandato de deputados estaduais e federais e uma ampliação da bancada na Assembleia Legislativa. “A nossa intenção é buscar esses deputados estaduais nas nossas bases fortes do interior. Paulistana e Bom Jesus apresentam bons nomes para o nosso partido”. Quanto à manutenção de apoio ao PT, Osmar revelou que a questão continua indefinida uma vez que o próprio partido do governo não resolveu o rumo que será tomado no próximo pleito eleitoral.
Em seguida, a palavra foi passada para Walter Sorrentino, que fez um verdadeiro panorama da atuação da esquerda brasileira e explanou o plano nacional de desenvolvimento que integra os documentos para o Congresso. “O PCdoB se propõe a lutar por um novo projeto nacional de desenvolvimento , que seria o terceiro salto civilizacional na história do Brasil. O primeiro foi a declaração da independência e o segundo, a modernização do país no século XX”, falou.
Sorrentino esclareceu ainda a importância do Congresso, afirmando que este acontece em um momento importante, quando o capitalismo demonstra mais uma vez que está esgotado. Sobre a crise, o secretário acredita que o momento deve ser aproveitado. “Crise também é oportunidade, se soubermos aproveitar”.
Entre as pautas, a normatização das conferências municipais para o Congresso também foi definida. Um calendário foi desenvolvido para que haja tempo hábil para a mobilização de militantes e tiragem de delegados. De acordo com as datas definidas pelo comitê estadual, as conferências municipais devem ser realizadas de 15 de agosto a 19 de setembro. A expectativa é que essa etapa ocorra em 125 municípios.
O encontro teve presença massiva dos membros do comitê, mostrando que o PCdoB do Piauí está mobilizado para o 12ª Congresso e pretende conscientizar os camaradas do estado da importância na participação deste evento.
Da redação do Piauí