Produção industrial do Rio de Janeiro cresce 0,6% em maio

Em maio de 2009, o índice da produção industrial do Rio de Janeiro ajustado sazonalmente avançou 0,6% frente ao mês de abril, após apontar variação negativa de 0,1% no mês anterior, segundo informou no dia 6, no Rio, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geogr

Ainda na série ajustada, o índice de média móvel trimestral, que mostrou expansão de 1,9% entre abril e maio, registrou a terceira taxa positiva consecutiva neste tipo de comparação.



Em relação a maio de 2008, o setor industrial fluminense apontou redução de 5,9%, influenciado pelo perfil generalizado de queda que atingiu nove dos treze ramos pesquisados.



A principal contribuição negativa sobre a média global prosseguiu com metalurgia básica (-21,2%), seguida por farmacêutica (-21,4%), outros produtos químicos (-21,4%), veículos automotores (-13,8%) e alimentos (-13,3%).



Por outro lado, entre os quatro ramos que aumentaram a produção, os maiores impactos vieram do setor extrativo mineral (11,4%) e refino de petróleo e produção de álcool (16,7%).



A indústria fluminense recuou 8,7% no indicador acumulado para os cinco primeiros meses do ano pressionada, sobretudo, pelo resultado negativo da indústria de transformação (-13,7%).



A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, confirmou a trajetória descendente iniciada em setembro (3,5%), ao passar de -2,4% em abril para -2,9% em maio.