Notas públicas ressaltam importância da Conferência Nacional de Comunicação
No Ceará, instituições sindicais, Organizações Não Governamentais, partidos políticos, comunicadores populares, mandatos municipais e estaduais, estudantes, professores e a Prefeitura de Fortaleza se mobilizam há cerca de seis meses formando a Comissão Ce
Publicado 15/07/2009 10:46 | Editado 04/03/2020 16:34
Em nota divulgada na última segunda-feira (13 de julho), a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Ceará reafirma a importância da realização da Conferência Nacional de Comunicação e suas conferências municipais e estaduais. “Entendemos que este é um espaço importante de intervenção popular para a garantia da comunicação como um direito humano e de cidadania”. A nota diz ainda que “O Partido dos Trabalhadores do Ceará, também integrante da CPC, convoca sua militância, suas prefeituras e seus mandatos para cerrar fileiras junto a este movimento, pressionando a realização do encontro estadual, na constante busca de uma comunicação democrática”.
Sobre datas e orçamentos
A Comissão Nacional Pró-Conferência (CNPC), movimento social composto por 36 entidades nacionais da sociedade civil, também através de nota, divulga sua preocupação com o devido cumprimento do calendário, deliberando as datas. “A CNPC torna pública sua preocupação com o devido cumprimento do calendário deliberado pela Comissão Organizadora para sua realização dentro das datas estabelecidas”. O documento ressalta também “que o governo federal precisa buscar urgentemente alternativas para recompor o orçamento previsto para o evento, que sofreu 80% de corte sobre o valor inicial – e que as providencias necessárias estão sendo tomadas para garantir a realização de uma conferência de porte nacional, a primeira do setor, pela qual os movimentos sociais lutam há mais de uma década”.
O Movimento Nacional Pró-Conferência de Comunicação reforça que, apesar dos imprevistos envolvendo a realização da 1ª Confecom, a organização continuará a mobilizar nacionalmente as entidades da sociedade civil para a realização da Conferência de Comunicação. “A CNPC sempre se disponibilizou para a construção da Conferência e tem respeitado os diferentes pontos de vista existentes sobre o tema, ressaltando ainda que a Conferência deve ser realizada de forma democrática e plural e repudia qualquer posicionamento ou ação que restrinja ou retarde sua realização”. A nota é assinada pelo Movimento Nacional Pró-Conferência de Comunicação, composto por 36 entidades nacionais
PCdoB estabelece prioridade para a Confecom
Através de resolução política lançada em maio deste ano, a Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enfatiza a necessidade de todo o Partido empenhar esforços para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação. No documento, o PCdoB afirma que “sempre tratou como prioridade a luta pela democratização dos meios de comunicação. Em outubro de 2007, o Comitê Central aprovou resolução com propostas concretas neste sentido”. A resolução afirma ainda que “o PCdoB faz um chamamento à sua militância para que se engaje efetivamente no processo da Conferência Nacional de Comunicação. É urgente envolver todos os movimentos sociais, vítimas constantes da criminalização midiática, nesta batalha de caráter estratégico”, conclama.
CPC/CE
A Comissão Pró-Conferência de Comunicação do Ceará (CPC/CE) começou suas atividades em meados de 2008, mas as reuniões passaram a ser periódicas em janeiro deste ano. Ao todo, 25 entidades participam da comissão. “Nosso objetivo principal é garantir a mobilização dos movimentos sociais e buscar uma unidade para discutir a comunicação no nosso Estado”, disse Cristiane Bonfim, representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) e membro da CPC/CE.
Leia na íntegra:
Executiva do PT-CE aprova moção de apoio à Conferência de Comunicação
O PCdoB e a luta pela democratização da mídia
De Fortaleza,
Carolina Campos