Metas do PCdoB AM para sua XV Conferência
O PCdoB(AM) está com o motor de sua militância totalmente ligado para a mobilização ao 12º Congresso Nacional do patido, que ocorrerá de 5 a 8 de novembro, no parque Anhembi, São Paulo. Centenas de pe
Publicado 24/07/2009 12:05 | Editado 04/03/2020 16:12
De acordo com o secretário estadual de organização do partido, Domingos Sales Cavalcante, desde o início das mobilizações que diversos líderes políticos e ativistas sociais têm demonstrado simpatia pelo PCdoB. “A filiação ao partido está sendo grande, inclusive por parte de pessoas que compõem governos e outros que são vereadores”, disse. “Há um grande desejo de vereadores ingressarem no partido”, afirmou referindo-se ao entusiasmo que parlamentares municipais do interior do Estado têm com o partido da foice e do martelo.
Para atingir a meta de filiados, os camaradas pretendem mobilizar 20.000 pessoas em atividades que tenham por finalidade debater os objetivos e a linha política do partido. Os comitês municipais de Maués e Borba saíram na frente e já cumpriram 50% de suas metas. O primeiro é responsável, proporcionalmente, pela maior mobilização realizada até aqui.
Como não poderia ser diferente ao PCdoB, a ferramente utilizada para aglutinar novas pessoas é a veia crítica e politizadora. Agora, ainda mais dilatada. O ponto de partida para as reuniões nas bases são as discussões sobre a crise econômica mundial, o novo programa socialista do partido e o programa de desenvolvimento nacional, calcado na soberania nacional e na democratização do país, apresentado pelos comunistas ao governo Lula e à sociedade como um todo.
Tais discussões serão encerradas na plenária final do congresso, ocasião em que será aprovado o posicionamento do partido acerca dos respectivos temas. Em conformidade com o estatuto do PCdoB, outras instâncias antecedentes ao evento nacional deverão debater aqueles temas. Tratam-se das conferências municipais, cuja data limite para ocorrer é 30 de setembro, e das estaduais, que no Amazonas será realizado entre os dias 2 e 4 de outubro.
As conferências acontecem bienalmente e, nos anos em que ocorrem o congresso do partido, realizado a cada 4 anos, servem de mobilização para este.
Mulheres se destacam no fortalecimento do PCdoB
Mais do que elevar o número de seus filiados, os comunistas pretendem aumentar sua influência no Amazonas por meio da atuação política quotidiana. Para isso, o partido busca fortalecer os comitês municipais, em especial “os zonais”, pelo fato de influenciarem vários outros municípios que os circundam.
E os quadros políticos que atuam na União Brasileira de Mulheres (UBM) desempenham papel fundamental no cumprimento dessa função. Maués e Manacapuru receberam, desde a última conferência, destacamentos de quadros femininos para conduzirem a tarefa de intervenção do partido à complexidade sócio-polítca-econômica desses municípios. Em Itacoatiara, o partido entrou nesse cenário há poucos meses e, nos próximos anos, também terá uma mulher à frente de seus trabalhos.
De Manaus,
Anderson Bahia
Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm