CMP expressa solidariedade ao povo norte-coreano
Uma delegação do Conselho Mundial da Paz, liderada por sua presidente Socorro Gomes, visitou no último fim de semana a República Popular Democrática da Coreia, em uma visita de solidariedade com o povo norte-coreano.
Publicado 20/08/2009 15:55
A delegação do CMP foi recebida por Mun Jae Chol, presidente do Comitê Nacional da Paz da RPDC e atual presidente do Comitê Coreano de Relações Culturais com Países Estrangeiros, e também por autoridades e trabalhadores da cidade de Pyongyang.
Mun Jae Chol afirmou no encontro que, embora as forças separatistas tanto na Coreia quanto no exterior estegam manobrando de todos os modos para empurrar os dois lados da Península Coreana no rumo da confrontação, o povo coreano permanece firma em sua vontade de iniciar uma nova era de reunificação independente, paz e prosperidade com o ideal de "construir nós mesmos nossa nação".
O povo coreano seguramente deseja construir uma nação reunificada próspera e poderosa nessa terra, seguindo os ideiais do secretário-geral Kim Jong-il, sublinhou Mun.
Socorro Gomes afirmou que o povo coreano defendeu a sua soberania mostrando inestinguível firmeza e distinta bravura, sob a inteligente liderança do presidente Kim Il-sung. "Isso é um exemplo para ser seguido pelos povos do mundo", completou.
Socorro exigiu que os Estados Unidos abandonem sua política hostil contra a RPDC, retire todas as forças militares do sul da Coreia e substitua o armistício com um acordo de paz.
Iraklis Tsavdaridis, secretário executivo do CMP e Binayak Bhattacharyya, membro do Conselho, denunciaram as manobras militares conduzidas pelas forças imperialistas, denunciando que as ameaças à paz e a segurança da Península Coreana partem das ações agressivas imperialistas.
Uma carta de solidariedade da delegação do CMP, endereçada ao presidente Kim Jong-il, foi lida durante o encontro.
Fonte: KCNA