Segundo dia de Conferência do PCdoB recebe governador do PI

Depois da prestigiada abertura na noite da última sexta-feira (2), a 15ª Conferência Estadual do PCdoB-PI segue durante todo o sábado (3) e continua recebendo ilustres convidados. Na parte da manhã, o evento contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias.

O governador chegou ao encontro aplaudido pelos presentes e agradeceu o apoio do PCdoB à base. “A parceria entre PT e PCdoB é de longa data. O apoio em 2002 só foi essencial para que pudéssemos construir o projeto de desenvolvimento concretizado no Piauí nos últimos 7 anos”, disse.

As eleições de 2010 também foi um dos temas da Conferência. O governador e do deputado Osmar Júnior, representando o posicionamento do PCdoB, tem posições convergentes no sentido da manutenção da base. “Nós não abrimos mão da essência desse projeto que está em andamento. Forte hoje não é um líder político, e sim o projeto. Em 2010, as pessoas vão querer alguém que desperte a confiança de que o que está em andamento continue”, afirmou Wellington Dias. Para Osmar, o candidato a ser defendido pela base deve atender a três requisitos. “Temos que escolher como candidato aquele capaz de agregar forças, de encontrar apoio nos aliados e, acima de tudo, ter a simpatia da população”.

Wellington anunciou que, em breve, convocará a base para avaliar questões práticas como a unidade de pensamento dentro a base e qual a estratégia de cada partido. “Precisamos enfrentar juntos esse desafio de achar o candidato que dê prosseguimento ao projeto”, falou o governador.

O PCdoB aproveitou a oportunidade durante a Conferência para divulgar seu plano político para as próximas eleições. O partido trabalhará pela reeleição do deputado Osmar Júnior, o lançamento da candidatura do atual secretário de Segurança, Robert Rios, como senador e a ampliação da bancada na Assembléia Legislativa.

Esteve presente também o secretário de Fazenda Antônio Neto, que parabenizou a mobilização dos comunistas piauienses e agradeceu a parceria na base aliada. “O trabalho que vem sendo realizado pelo PCdoB é visível e grandioso. Temos, por exemplo, o deputado Osmar Júnior lutando pelo nosso Estado na Câmara Federal. Um dos resultados mais recentes e admiráveis que se pode mencionar foi a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas em 2016, tarefa árdua de convencimento realizada pelo camarada ministro dos Esportes, Orlando Silva, em parceria com o presidente Lula”, afirmou o secretário.

A Conferência Estadual do PCdoB acontece neste final de semana (2 e 3) e reúne cerca de 400 delegados. O evento é um passo para o 12º Congresso Nacional do Partido, que acontece no mês de novembro em São Paulo.