Começa a 12ª Conferência Estadual

Dirigente comunista diz que o caminho é um projeto de desenvolvimento para o país

O presidente nacional do PCdoB abriu a 12ª Conferência Estadual do partido no RN, que acontece dias 2 e 3 de outubro em Natal, com uma comparação: “Para ir a algum lugar, precisamos estabelecer, além de um rumo, um caminho para alcançá-lo. Nosso rumo já está definido: é ao socialismo que queremos chegar. E o caminho para conquistá-lo é um projeto nacional de desenvolvimento”, afirmou.

A comparação do dirigente define o atual momento do partido, que vive seu 12ª Congresso Nacional, cuja plenária final ocorrerá em novembro, na cidade de São Paulo. Um dos mais importantes temas é o programa partidário a ser apresentado à sociedade brasileira. “O PCdoB é um partido de ideias, a discussão programática é fundamental para elaborar um programa que responda às necessidades do Brasil e do mundo de hoje.”

Fundamentos rumo ao socialismo

Segundo Renato Rabelo, o programa deve partir dos avanços já conquistados pelo Governo Lula e ir adiante, buscando desenvolvimento numa escala maior. Alguns fundamentos para isso são a soberania e a independência do país; o aprofundamento da democracia; o progresso social, conquistas e direitos trabalhistas e sociais; integração do Brasil com o continente; combate à financeirização da economia, entre outros pontos.

A conferência continua amanhã, dia 3, com debate sobre o programa partidário e eleição de delegados ao 12o. Congresso. Da cerimônia de abertura participaram Geraldo Pinto, presidente do PT-RN, Genildo Pereira, dirigente do PSB-RN, representando a governadora Vilma de Farias, Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal e membro da direção estadual do PDT, lideranças de movimentos sociais e parlamentares de todo o Estado.

A mesa dos trabalhos foi composta por Antenor Roberto e Fafá Viana, presidentes do PCdoB no RN e em Natal, respectivamente; Canindé de França, Secretário de Estado de Reforma Agrária, e Divanilton Pereira, membro do Comitê Central.
 

De Natal, Ana Cláudia Salomão.