1ª Confecom reunirá mais de duas mil pessoas em Brasília

Poucos dias separam a sociedade brasileira da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que acontecerá em Brasília de 14 a 17 de dezembro. Mais de duas mil pessoas, entre delegados, observadores e convidados, acompaharão o processo. A 1ª Confecom homenageará o jornalista Daniel Herz.

confecom

Mais de seis mil propostas surgiram das 27 conferências estaduais de comunicação, além das que foram encaminhadas pelo processo de conferência virtual, encerrado no dia 5 de dezembro. As propostas estão sendo sistematizadas pela Fundação Getúlio Vargas, serão reunidas por afinidades e distribuídas entre os 15 grupos de trabalho que funcionarão durante a Conferência Nacional.

Apesar do esforço da grande imprensa em desqualificar a 1ª Confecom, a mobilização social em torno das conferências livres, regionais e estaduais assegurou que a realização da Conferência fosse irreversível. Para Celso Schröder, 1º vice-presidente da FENAJ, coordenador do FNDC, presidente da FEPALC e membro da Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Confecom, a sociedade civil é a grande avalista deste processo. “Efetivamente, o governo tem um mérito enorme ao convocar esta primeira Conferência. Mas foi a sociedade civil que propôs e ajudou a reunir todos os agentes do processo. Ela procurou os empresários e tem se mostrado generosa, tolerante, disposta a acatar posições contrárias”, disse, em entrevista ao boletim da 1ª Confecom.

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, sustentou que a Confecom promoverá uma ampla discussão para subsidiar o Congresso para um novo marco regulatório das comunicações. Hélio Costa reafirmou que o segmento empresarial está representado no processo e que entidades como a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) não estão participando porque não quiseram.

Homenagem

O 1º vice-presidente da FENAJ, Celso Schröder, estará presente na mesa de abertura da 1ª Confecom. Caberá a ele fazer as homenagens a Daniel Herz, ex-diretor da FENAJ e histórico lutador pela democratização da comunicação. A solenidade contará com a participação de familiares do jornalista, falecido em 2006.

Fonte: Site da Fundaj