Sem categoria

Cebrapaz discute com senadores seminário sobre armas nucleares

A Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE), em parceria com o Centro Brasileiro de Luta pela Paz (Cebrapaz) organiza, em abril, o seminário “A Revisão do Tratado de não Proliferação de Armas Nucleares”. O seminário antecede a reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) que tratará do tema em maio, em Nova Yorque. Em paralelo, organizações realizam atividade pela eliminação das armas nucleares no mundo.

Cebrapaz - Agência Senado

Nesta quarta-feira (10), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e a presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, se reuniram com o Presidente da CRE, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), para tratar do formato do Seminário.

A próxima reunião do senador Inácio Arruda e da presidente do Cebrapaz, Socorro Gomes, já está marcada. Será com o Ministro das Relações Exetriores, Celso Amorim, no dia 24 de março. Amorim deve participar da abertura do Seminário na CRE.

O evento deve ser estruturado em dois painéis: “O desarmamento e a não proliferação nuclear frente à Conferência de revisão do TNP” e "O desenvolvimento científico e tecnológico da energia nuclear e seu papel no cenário internacional”. Já foram definidos os nomes e instituições que serão convidadas para o evento.

Dentre os convidados, estão confirmadas as presenças, para o primeiro painel, da própria Socorro Gomes; do professor Felipe Carvalho, membro do Conselho Português para a Paz e a Cooperação; do embaixador Sérgio Duarte Queiróz, Alto Representante para as Questões de Desarmamento nas Nações Unidas, de Odair Dias Gonçalves, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do professor Nielsen de Paula Pires, do Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais da UnB (Universidade de Brasília) e de Jackie Cabasso, coordenadora para os EUA da organização Prefeitos pela Paz e ativista da luta pela abolição das armas nucleares.

Já no segundo painel, são esperadas as presenças de Odilon Marcuzzo do Canto, secretário da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC); Rogério Cezar Cerqueira Leite, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLUS), Prabir Purkayastha; vice-presidente da Organização de Paz e Solidariedade da Índia; Dalton Ellery Girão Barroso, do Instituto Militar de Engenharia (IME), Manoel Domingos Neto, do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF); ministro Santiago Irazabal Mourão, chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Da sucursal de Brasília