Movimento LGBT promove a 1º Marcha Nacional contra a Homofobia
Militantes do movimento das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) estarão reunidos em Brasília para a realização da 1º Marcha Nacional contra a Homofobia. O ato, organizado pela ABGLT, acontecerá em 19 de maio e visa a pressionar o poder público pela garantia dos direitos homossexuais.
Publicado 14/04/2010 16:21
A previsão dos organizadores é que 3 mil pessoas, vindas de todos os estados, tomem as ruas da capital federal em prol da erradicação da homofobia. A programação terá início no dia 18 de maio, com a realização de um seminário no Congresso Nacional — onde estão presentes representantes da frente Parlamentar pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT.
Entre as reivindicações, o movimento exige a garantia de Estado laico, em que nenhuma religião possa interferir nas decisões políticas do país. Além disso, a comunidade cobra o comprimento do Plano Nacional LGBT, que garante ações de educação, saúde, segurança e direitos humanos.
Desde sua fundação, A CTB se mostra combatente em relação às questões discriminatórias. A erradicação de práticas racistas, homofóbicas ou preconceituosas é um objetivo fundamental da entidade.
A homofobia é um crime que precisa ser tratado com maior rigor por parte das autoridades. Relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) aponta que, em 2009, 198 homossexuais foram assassinados no Brasil, superando os anos de 2008 (189) e 2007 (122).
Da Redação, com informações do Portal CTB