Campanha "Se liga 16" invade o interior de SP

Pensando em conscientizar cada vez mais os jovens sobre a importância do voto e da participação na vida política, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Paulista dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UPES) lançaram a campanha “Se liga 16! – 2010 é a nossa vez”.

Entre 2004 e 2008, o eleitorado brasileiro cresceu 7,43%. Esse crescimento, porém, não foi acompanhado pelos números que medem quantos eleitores entre 16 e 17 anos existem no País. Nesse caso, o que se constatou foi uma queda de 19%.

Anualmente, a UBES percorre todo o Brasil com a campanha. O foco central da iniciativa é estimular a participação dos jovens na vida política do país. A ideia é fazer uma grande mobilização nacional para aumentar o índice daqueles que vão participar do processo eleitoral pela primeira vez. Nas escolas, são organizados – em parceria com os grêmios estudantis, as direções das instituições e os tribunais regionais eleitorais – debates com professores, intelectuais e juízes, além de panfletagem com material explicativo. A UBES e as entidades estaduais também organizaram caravanas e levam os estudantes até às sessões eleitorais para que eles possam conhecer e tirar o título.

Esta semana a Campanha chegou a Jaguariúna com o apoio das entidades estudantis e de organizações da sociedade civil. Ciente da importância de elevar a conscientização política da juventude, o SindMetal Jaguariúna e Região, através de seu presidente e vereador do município, Edison Cardoso de Sá (PCdoB), está junto com os jovens nesta campanha.

“É importante mostrar para o jovem que a participação no processo democrático é decisiva para que ele possa influenciar diretamente, através de seu voto, a vida política de seu município, seu Estado e do Brasil”, afirma Edison, que conversou com os coordenadores regionais da campanha na última quarta-feira, 14.

Para o jovem diretor da UBES e da UPES, Arthur Miranda, que coordena as ações da campanha na região ao lado de Gustavo Mayoral e Paulo Mendes, “esta campanha busca elevar o nível de consciência da juventude, fazendo com que eles participem da política e sejam protagonistas do processo, atuando coletivamente”, argumenta.

TÍTULO DE ELEITOR
Eles estão percorrendo as escolas municipais e estaduais de Jaguariúna e cidades da Região, assim como várias entidades da sociedade civil, visando conseguir apoios e adeptos para se engajar na eleição deste ano. Através de ações itinerantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), querem possibilitar a emissão do título de eleitor na hora, nas próprias escolas.
Para Paulo, é fundamental que o jovem exerça seu direito de votar aos 16 anos. “É importante mobilizar o jovem a participar e exercer sua cidadania política”. Segundo ele, a ideia em Jaguariúna é reorganizar os grêmios estudantis para reconstruir a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas). O primeiro passo nesse sentido será dado no próximo dia 29 de abril, data do congresso municipal dos estudantes da cidade.