PCdoB apresenta propostas para construção partidária no RJ
No dia 17, cerca de 80 pessoas, de 25 municípios, participaram do encontro estadual de Organização do PCdoB do Rio de Janeiro que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios. O secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, fez a explanação inicial do encontro.
Publicado 19/04/2010 19:00 | Editado 04/03/2020 17:04

Walter Sorrentino falou sobre as resoluções do último congresso do PCdoB, realizado em 2009, a estruturação partidária e a política nacional de quadros do Partido. A presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, abordou a conjuntura nacional e estadual e o projeto político para 2010.
Na sua intervenção, o secretário estadual de Organização do PCdoB, Uirtz Sérvulo, destacou a estruturação partidária e a organização do Partido no estado do Rio. Foram apresentadas, também, propostas para implementação das diretrizes nacionais sobre a construção do Partido, relacionada com a batalha eleitoral.
Entre as propostas apresentadas estão: aumentar a base militante e fortalecer as direções municipais em concordância com o plano estratégico e desenvolver ampla mobilização partidária para a Convenção Estadual. Ao mesmo tempo, implementar no estado a campanha nacional de filiação nos grandes eventos de 2010, como congresso da UJS, a conferência nacional da mulher, o encontro da classe trabalhadora (Conclat) e a batalha eleitoral, entre outros. Para isso, a direção estadual pretende fazer uma grande distribuição do Programa Socialista do PCdoB, aprovado em seu último congresso.
O encontro de organização também apresentou a proposta de dar apoio aos projetos de implantação do Departamento de Quadros, designando um responsável por essa área no estado, tendo como meta organizar o cadastro de todos os quadros intermediários; desenvolver projetos em conjunto com as secretarias de Formação e de Comunicação do PCdoB-RJ; fortalecer a comissão estadual de Organização; e desenvolver ações para avançar na vida militante e construir e fortalecer os coletivos (como esporte e cultura), assim como os comitês de trabalhadores e as bases operárias.