Piauí inaugura o seu 113º Ponto de Cultura
No último final de semana foi inaugurado o 113º Ponto de Cultura no Piauí, através da Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar da Cidade de Curralinhos e Adjacências. Já são 380 inscritos para aulas de produção em áudio-visual e informática, jovens como Elton Cleiton que vê agora a oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho.
Publicado 03/05/2010 20:31 | Editado 04/03/2020 17:01
"Vi nossos jovens desocupados, bebendo pelos bares e surgiu a idéia do Ponto de Cultura para garantir possibilidades de profissionalização. Foi no gabinete do deputado João de Deus que recebemos o apoio para necessário. Levamos o projeto para a Fundac mostrando o trabalho desenvolvido pelo grupo Amigos do Baião e fomos contemplados pelo Ministério da Cultura. Diziam em Curralinhos que nunca iria acontecer, mas insistimos e hoje ele é uma realidade", destacou Francisca Alves.
João de Deus elogiou, em seu discurso, a luta de Francisca Alves pelo Ponto de Cultura. Ele ressaltou ainda que em todo o Piauí 89 municípios já foram beneficiados e que a meta é chegar a 100% do Estado. Após acompanhar apresentações de artistas do município, o parlamentar acrescentou que "uma ação como essa talvez faça pouca diferença em Teresina, mas em uma cidade como Curralinhos o impacto é forte".
"Pessoas como o seu Ângelo de Abreu e a sua sanfona pé de bode, por exemplo, podem gravar um cd através do Ponto de Cultura e levar o material para comunidades de outros municípios. O Brasil é rico em cultura e tem essa efervescência. As pessoas querem se ver, serem ouvidas e desta forma mostrar a sua cultura. Esse é um dos objetivos desse trabalho desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Governo Estadual. Agora, defendo que seja aberto espaço também para as rádios comunitárias através dos Pontos de Cultura", afirmou.
A representante da Fundac, Marleide Lins, corroborou com as palavras do deputado João de Deus ao defender as rádios comunitárias. Ela explicou que o Ministério da Cultura aprova os recursos, mas o Ministério da Comunicação não libera, ressaltando ainda que o Piauí, através do governo Wellington Dias (PT) foi pioneiro em "estadualizar" os Pontos de Cultura ao firmar parceria com o Governo Federal.
"Com a contrapartida do Estado, todos os demais tiveram que seguir esse modelo. O Ponto de Cultura tem como objetivo dar visibilidade às manifestações culturais através de um auto-registro e, depois disseminar o material nos encontros que realizamos", disse Marlei Lins, dando dicas para as associações que também querem receber Pontos de Cultura em seus municípios.
"A associação precisa ter dois anos de funcionamento regular e com toda a documentação regularizada. Agora, para esse ano não deve ter mais editais, por isso é preciso ficar atento aos novos lançamentos. Se aprovado, o projeto recebe R$ 180 mil para compra de equipamentos, divididos em três parcelas", concluiu.