Perly Cipriano recebe Título de Cidadão Natalense dia 31 de maio

A Câmara Municipal de Natal concede, no próximo dia 31 de maio, o Título de Cidadão Natalense para o Sr. Perly Cipriano – propositura do vereador George Câmara (PCdoB).

perly cipriano

A solenidade de entrega do Título será realizada às 9h no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas da UFRN (NEPSA/CCSA), durante o II Seminário em Direitos Humanos da UFRN: Direitos na dinâmica da Sociedade.

Personalidade de destaque nas lutas sociais e democráticas de nosso País, Cipriano acaba de completar 50 anos de militância política sempre em defesa da liberdade e da justiça.

Subsecretário de proteção e promoção dos direitos humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos, sua atuação foi fundamental para que fossem implementados o Centro de Apoio às Vítimas da Violência e o Centro de Referência em Direitos Humanos e de Combate à Homofobia – atualmente encontra-se em vias de implementação o Programa de Proteção a Testemunhas.

Também parceiro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente; Conselho Estadual dos Direitos Humanos; da Associação dos Anistiados Políticos do RN; e da Coordenadoria de Direiots Humanos e Defesa das Minorias, o homenageado nasceu em Aimorés MG em 1943. Iniciou suas atividades políticas no Movimento Estudantil (1960), tendo atuação no Partido Comunista Brasileiro (PCB) até 1967 e em seguida na Aliança Libertadora Nacional – ALN.

Detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em 1967, deixa o Brasil e segue para a Ucrânia, na antiga URSS, para estudar Direito Internacional. Em 1969 retorna ao Brasil e passa a atuar clandestinamente na ALN. No mês de março de 1970 é preso em Olinda – PE, sendo torturado e condenado a 93 anos e 4 meses de prisão, permanecendo preso por 10 anos, até que em dezembro de 1979 sai da prisão sob liberdade condicional, portanto sem o benefício da Lei da Anistia.

No ano de 1980 é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, e em 1982, por esse partido, foi candidato a Governador do Estado do Espírito Santo. Em Vitória – ES. Foi Vereador e ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura. Foi ainda Deputado Estadual e Secretário de Estado de Justiça e Cidadania no estado do Espírito Santo.

Atualmente coordena, desde 2003, a Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

O homenageado é autor dos livros: “FOME DE LIBERDADE”, escrito na cadeia juntamente com Gilney Viana, historiando a luta e as greves de fome de então; “VAI QUEM QUER”, histórias pessoais de infância. Articulou ainda o livro “ESQUERDA ARMADA”, de Luzimar Nogueira; e “PEQUENAS HISTÓRIAS DE CADEIA”, um relato dos 10 anos de prisão, lançado em Natal em 2004.