Pernambucanos no 15° Congresso Nacional da UJS

Nesta quinta-feira (17), os 200 delegados eleitos no 13° Congresso Estadual da União da Juventude Socialista de Pernambuco (UJS) viajam para Salvador (BA) rumo ao 15° Congresso Nacional da organização. O evento que acontece entre os dias 17 a 20 de junho receberá jovens de todo país, todos motivados basicamente pela mesma idéia, que é reforçar o apoio a pré-candidata a presidência, Dilma Russef, e defender propostas que foram refletidas e aprovadas nos Congressos Estaduais.

O Congresso Estadual

Neste final de semana passado (de 11 a 13 de junho) ocorreu o 13º Congresso Estadual da UJS-PE. O evento que reuniu cerca de 350 delegados ocorreu na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

O evento começou na sexta-feira (11) no Santos Dumont, o qual serviu de alojamento durante o final de semana para os jovens que vieram do interior do Estado. O "Forró Pé-de-Dilma" recepcionou os delegados de todo estado ao mesmo tempo em que houve a realização dos credenciamentos. No sábado (12), a plenária inicial destacou o tema: "Pra Ser Muito Mais Brasil". Compondo a mesa dos trabalhos estavam presentes: o vereador Luciano Siqueira (PCdoB), André Tokarski (Secretário Nacional de Organização da UJS). Neste mesmo dia os Grupos de Discussão (GD's) debateram sobre esportes, movimento estudantil, cultura, redução de danos, mulheres, etc.

No domingo (13), realizou-se um grande ato político com as principais lideranças do projeto progressista em curso de Pernambuco como, a primeira Dama do Estado Renata Campos, a pré-candidata à Deputada Federal Luciana Santos, o Vereador do Recife Luciano Siqueira, o Deputado Estadual Luciano Moura, o presidente do PCdoB-PE Alanir Cardoso, os reitores da UNICAP e UPE, Padre Pedro e Carlos Calado, os secretários da juventude de Recife e de Pernambuco, Eduardo Granja e Pedro Mendes, o Presidente da Confederação Nacional das Industrias e Deputado Federal Armando Monteiro, Jakson do SIMPRO, Wilhames da CTB, o secretário Nacional da UJS André Tokarski, o vice-presidente da UNE Antonio Vinicius, a presidente da UEP Virginia Barros e a presidente da UMES Manoela Braga.

Na ocasião, a UJS apresentou sua plataforma política e defendeu o avanço radical de questões chaves como: mais empregos para a juventude, melhorias na educação e que os recursos do Pré-Sal estejam à disposição do desenvolvimento social. Na plenária final também foram deliberadas e aprovadas às resoluções, além de ser eleita a nova direção a qual conduzirá a UJS-PE nos próximos dois anos.

A Nova Direção

Por meio do envolvimento de aproximadamente12 mil jovens que participaram das atividades que antecederam o congresso estadual, 350 delegados foram eleitos para eleger a nova direção da UJS-PE, a qual é composta por 50 pessoas. Entre elas está mais uma mulher eleita como presidente da organização: Thiara Lustosa Milhomem. “O congresso também serviu para comemorarmos os 25 anos da nossa organização e as principais conquistas que batalhamos. Nosso objetivo é ser, mais uma vez, protagonistas nessas eleições que se aproximam e continuar exigindo mais do Governo. A UJS tem que se preparar para avançar junto com o Brasil!” exclamou a nova presidente.

Thiara Milhomem tem 20 anos, está no 1° período do curso de Administração Pública na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Segundo ela, há cinco anos, conheceu a UJS no grêmio da estudantil da escola quando estava pra ter eleição da União Municipal dos Estudantes-UMES, de lá pra cá, não deixou de participar dos movimentos estudantis. Thiara é ex-diretora executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e atual presidente da UJS em Pernambuco. “A UJS pra mim significa uma escola de vida e de luta, onde se aprende e se ensina ao mesmo tempo. É onde não separamos o viver do lutar,” disse a nova presidente.

Do Recife,
Elaine de Paula