CTB Bahia debate unicidade e fortalecimento dos sindicatos
A luta pela unicidade e o fortalecimento dos sindicatos é o tema do debate que a seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realiza nesta segunda-feira (2/8), a partir das 9h, na sede do Sindicato dos Bancários da Bahia, nas Mercês, em Salvador. Os palestrantes serão o advogado trabalhista Marcos Antas, o secretário geral da CTB nacional, Pascoal Carneiro, e o presidente da Fetag, Cláudio Bastos.
Publicado 30/07/2010 17:57 | Editado 04/03/2020 16:19
O debate da unicidade sindical, mais que nunca, está na ordem do dia. A Portaria 186 do Ministério do Trabalho abriu caminho ao divisionismo, que é pregado e implementado por algumas forças políticas que atuam no movimento. Esse instrumento elaborado pelo governo federal, em 2008, contribui para multiplicar o número de entidades sindicais — sobretudo as de segundo grau — e é uma afronta à unicidade consagrada na Consolidação das Leis Trabalhistas e na Constituição Federal.
A última reunião executiva da direção nacional da CTB reafirmou o caminho da unidade das centrais como meio indispensável para a vitória da classe trabalhadora. Isso será certamente fundamental para novas conquistas, que neste momento estão, sim, ameaçadas pelo desmembramento desenfreado das bases em inúmeros sindicatos.
Da redação local,
Com informações da CTB Bahia