Salvador celebra 60 anos da Escola idealizada por Anísio Teixeira
Performances de alunos, exposição de pinturas, depoimentos de professores e ex-alunos e pronunciamentos sobre os impactos positivos na educação destes 60 anos de existência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido como Escola Parque, marcaram a sessão especial dedicada à escola modelo criada pelo educador Anísio Teixeira. O evento, realizado nesta sexta-feira (17/9) na Câmara Municipal de Salvador, foi organizado pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), presidente da Comissão de Educação.
Publicado 17/09/2010 19:45 | Editado 04/03/2020 16:19
“Anísio Teixeira era um visionário, estava à frente do seu tempo. Ele conseguiu materializar o conceito de escola integral que serve de modelo para o Brasil”, relatou a Olívia. A vereadora aproveitou a ocasião para reforçar a importância da educação de qualidade como uma das alternativas para impedir que jovens e adolescentes ingressem na criminalidade. “Nossos meninos não precisam de cadeia, eles precisam de oportunidade, como bem idealizou Anísio Teixeira”, defendeu.
O Centro Educacional Carneiro Ribeiro é composto por nove unidades: Escola Parque, Escolas Classe I, II, III, IV e outras quatro, incorporadas em 2002: Escola Álvaro Silva, Escola Anísio Teixeira, Escola Professora Candolina e Escola Celina Pinho.
Estiveram presentes na sessão especial, compondo a mesa de trabalho, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB); a coordenadora de educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Maria José Lacerda; o ex-aluno e ouvidor do Tribunal de Justiça da Bahia, Nerivaldo Sebastião; a professora Jaci Menezes; a doutora em enfermagem Solange dos Anjos; o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima; o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro; dentre outros.
Projeto inovador
A solenidade faz parte de uma série de atividades programadas para celebrar a passagem dos 60 anos de fundação da Escola Parque, que foi idealizada por Anísio Teixeira, em 1950.
Planejada com a finalidade de proporcionar uma educação em tempo integral às crianças e adolescentes do bairro da Liberdade e adjacências, a Escola Parque, ao longo da sua existência, é responsável pela educação de aproximadamente 50 mil pessoas. Entre os seus alunos ilustres podemos destacar Antônio Carlos Vovô, fundador do Ilê Aiyê; o jornalista Osmar Martins; o juiz da primeira vara da Família Aldenilson Barbosa; o doutor em Ciência Sociais, Ivo de Santana, e a advogada e historiada Darci Xavier.
A intenção de Anísio Teixeira era que fossem instalados, inicialmente, sete sistemas semelhantes que seriam localizados nos bairros mais carentes de Salvador. O primeiro Núcleo foi construído no bairro da Caixa D´Água, que tinha grande concentração de menores sem escola e até mesmo menores abandonados. Esta ainda é a realidade deste bairro.
“A Escola Parque é um dos projetos de educação mais relevantes deste país. Ela representa, além dos ideais do seu ilustríssimo idealizador, a possibilidade da rede pública oferecer um ensino pleno aos seus alunos. Esta escola é uma parte importante na construção da democracia brasileira, pois conforme nos ensinou o mestre Anísio Teixeira, somente com a efetivação do ensino público de qualidade, conseguiríamos nos tornar uma nação realmente democrática”, declarou Olívia.
Com informações da Ascom da Câmara de Vereadores de Salvador