Comunistas estão confiantes
A militância, simpatizantes e amigos do PCdoB em Santa Catarina estão confiantes, esperançosos, animados. O Partido caminha para uma grande vitória em 3 de outubro
Publicado 01/10/2010 12:13 | Editado 04/03/2020 17:14
É um misto de alegria, de entusiasmo, ansiedade, confiança, determinação. Sentimentos embalados há muitos anos, por diversas gerações de comunistas em Santa Catarina, e que agora se misturam e se confundem.
A chance de eleição de parlamentares neste próximo domingo é real. As campanhas do PCdoB aglutinaram, envolveram, centenas, milhares de pessoas. Nas centenas de atividades realizadas, nas caminhadas, comícios, reuniões, foi crescendo a confiança na vitória.
Nesta reta final, constata-se que todas as candidaturas lançadas obtiveram crescimento e adesão em suas cidades, regiões e áreas/setores.
Em Florianópolis, a campanha de Angela Albino foi sempre crescente, conquistando novos apoiadores. Em todas as pesquisas internas realizadas, Angela é apontada como uma das prováveis eleitas.
Além de Florianópolis e região metropolitana, a campanha de Angela também se desenvolveu muito bem no sul de Santa Catarina, no litoral, passando por Itajaí, Blumenau e Joinville.
No oeste do Estado, a campanha de Cesar Valduga, também candidato a deputado estadual, tomou uma dimensão muito grande. Em Chapecó espera-se uma expressiva votação, bem como nas cidades próximas, seguindo até o meio-oeste de Santa Catarina.
Assim como acontece em relação à candidatura de Angela, Valduga também surge nas pesquisas com grandes possibilidades de eleição.
As candidaturas à câmara federal também terão um bom desempenho. O PCdoB terá, com certeza, mais de 100 mil votos no Estado, nas campanhas de Jean Leutprecht (Jaraguá do Sul), Marcelo Werner (Itajaí), Dr Ricardo (Florianópolis), Comassetto (Concórdia) e Gilberto Amaral (Campo Erê). Inclusive estudo do DIAP aponta dois nomes do PCdoB com possibilidades de eleição.
Em todas estas cidades e regiões, as candidaturas do PCdoB colhem significativos apoios. Na capital, Dr Ricardo, em campanha com Angela Albino, deverá obter uma expressiva votação. Além disso, também entre os municipários de Florianópolis e a área da saúde, em todo Estado, é grande o apoio à sua candidatura.
Em Jaraguá, Jean Leutprecht é considerado o candidato da cidade, que fechou apoio em torno de seu nome para eleger um representante em Brasília. Além disso, Jean também tem o apoio quase total da área esportiva de SC.
Em Itajaí, Marcelo Werner certamente será a grande surpresa da eleição, como já foi em 2008. Deficiente visual, Marcelo tem o apoio das entidades desta parte da população, e transita muito bem na área esportiva e páradesportiva. Também é significativo o apoio entre os itajaienses e na região.
No oeste e meio-oeste, as candidaturas de Comassetto e de Gilberto Amaral, em campanha casada com Valduga, colherão também expressivas votações, ajudando a consolidar o PCdoB como importante e forte força política regional.
Também a inédita campanha de um comunista ao Senado – João Ghizoni – já é em si vitoriosa. Ao longo da caminhada, Ghizoni foi ganhando apoios e conquistando a confiança dos eleitores e eleitoras. Também a militância dos 9 partidos que apóiam Ideli para o governo do Estado aderiu e, de forma empolgada, levou o nome de Ghizoni por toda SC.
A maioria absoluta do eleitorado catarinense não tem candidatos ao senado. O nome mais forte, segundo as pesquisas, é o do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, do PMDB. Mesmo ele, aparece com apenas 30% de intenção de votos, isso entre os poucos eleitores que já se definiram. Portanto, o resultado para o senado é totalmente imprevisível.
Em Santa Catarina o PCdoB também está engajado com toda sua militância na campanha para eleger Ideli Salvatti governadora. Nesta reta final, Ideli está, segundo pesquisas, empatada em 2o lugar com Angela Amin (PP) e deverá ir para o 2o turno enfrentando Raimundo Colombo (DEM).
Entre a militância petista e comunista, é grande também a certeza desta ida ao 2o turno e de vitória, pois Dilma, que anteriormente aparecia em 2o no Estado, também já superou e hoje lidera as intenções de voto dos catarinenses.
de Florianópolis,
Wladimir Crippa