DCE UnB realiza pré-conferência de Educação rumo à Code
A 1ª Conferência Nacional sobre o Desenvolvimento (Code), organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), será precedida de uma pré-conferência de Educação para o Desenvolvimento, organizada pelo Instituto em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (Sejuve), a Universidade de Brasília (UnB) e o Diretório Central dos Estudantes desta universidade (DCE-UnB).
Publicado 12/11/2010 15:41
A pré-conferência foi uma demanda do próprio DCE-UnB, parceiro do Ipea na realização da Conferência. Um dos coordenadores gerais da entidade, Vítor de Lima Guimarães explica a entidade achou importante não perder a oportunidade de ter tantos jovens do país inteiro mobilizados em torno de um tema tão central, e por isso pautou a realização de duas mesas de debate no dia 23, um dia antes do início da Code, dentro da UnB.
“Nossa intenção é colocar o Mano Brown e um dos maiores intelectuais do Brasil, que é o Márcio Pochmann, na mesma mesa. Se conseguirmos, será algo inédito”, empolga-se Vítor. Para o dirigente estudantil, uma mesa com esta conformação é um recado “aos que enclausuram este debate dentro dos gabinetes das Academias. O debate sobre o desenvolvimento do país tem q ser publicizado”, defende Vítor. O estudante ainda completa: “quem tem que intervir na sociedade é o povo, os estudantes. O papel da universidade não é só formar profissionais, tem que ajudar a publicizar este debate”.
O asfalto e o morro
A 1ª Conferência Nacional sobre o Desenvolvimento ocorre de 24 a 26 de novembro em Brasília, na Esplanada dos Ministérios. A pré-conferência de Educação para o Desenvolvimento contará com duas mesas, ambas no dia 23, no Centro Comunitário da universidade. A primeira será na parte da manhã, com o tema “A importância estratégica da educação para o desenvolvimento do Brasil”, para a qual foram convidados o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães e a professora Marília Spósito (USP). A mesa vespertina tem por tema “A juventude no Brasil hoje” e os convidados são o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, o rapper Mano Brown e o Secretário de Juventude do Governo Federal, Beto Cury.
Ao menos dez ônibus das cinco regiões do Brasil já estão mobilizados para as atividades da Code, incluindo a pré-conferência do dia 23. Centros Acadêmicos da UnB também se somam à mobilização realizada pelo DCE. Os jovens que queiram participar devem procurar as entidades
estudantis de seu respectivo estado.
“Este debate proposto pela Conferência sobre o Desenvolvimento acontece nos fóruns do Estado, nos fóruns acadêmicos, mas normalmente não está aberto à comunidade, não faz parte do dia-a-dia. Acredito que é importante fazer um debate na UnB, com os estudantes de todo o país que virão, sobre a dimensão que é estar na universidade pública – somos 2% da população. É preciso que esses jovens entendam que o padrão do estudante da UnB não é o padrão de vida da maioria da população”, arremata Vítor.
Da redação, Luana Bonone