Maranguape inaugura Hospital Municipal reformado e ampliado
Após 25 anos desde que foi construído, esta é a maior obra já realizada no Hospital Municipal Argeu Braga Herbster. A última melhoria de grande porte foi a construção do Centro Obstétrico Dr. Dilberto Prata, há seis anos.
Publicado 04/05/2011 10:53 | Editado 04/03/2020 16:31

As obras de reforma e ampliação serão entregues pelo Prefeito George Valentim (PCdoB), pela Secretária da Saúde, Sandra Mendes e pelo Secretário da Saúde do Estado, Dr. Arruda Bastos, nesta quinta-feira, às 17hs.
Realizada pela Prefeitura em parceria com o Governo Estadual, as obras trouxeram um novo perfil ao hospital. Uma das principais mudanças foi a separação da Emergência Pediátrica da Emergência Adulto, implementação do Programa Acolhimento e novos leitos de observação adulto e pediátrico – enfermaria. “Uma das preocupações ao elaborar o projeto da obra foi humanizar o atendimento e dar mais conforto aos pacientes”, explica Sandra Mendes, secretária de saúde.
Além disso, o hospital conta com novo centro administrativo e novo centro cirúrgico. A Policlínica ganhou um novo prédio e passou a funcionar no complexo do hospital. A praça em frente ao hospital foi reformada e foi construído um estacionamento para carros, motos e bicicletário.
Números
– O Hospital funciona 24 horas e possui em seu quadro mais de 300 profissionais para melhor atender a população.
– 9.500 atendimentos/mês
– 200 cirurgias/mês
– 16 mil exames laboratoriais
História do Hospital
O Hospital Dr. Argeu Braga Herbster foi fundado em 13 de junho de 1986 e inaugurado em 26 de outubro do mesmo ano, denominava-se Hospital Governador Gonzaga Mota. Até o ano de 1991 a unidade era vinculada à Fundação de Saúde do Estado do Ceará – FUSEC. A municipalização só aconteceu em 1991. O hospital só passou a chamar-se Dr. Argeu Braga Herbster em 20 de fevereiro de 2003, através da Lei Municipal nº 170. Está sob a gestão municipal, mas o seu financiamento tem a participação das três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
Fonte: Prefeitura de Maranguape