Unegro promove roda de samba neste sábado na Pedra do Sal
A Unegro do Rio de Janeiro realizará neste sábado (7) uma roda de samba no Quilombo Pedra do Sal, localizado na Praça Mauá, centro do Rio. O evento faz parte do projeto Samba na Raiz, desenvolvido pela entidade desde 2010. O samba começa a partir das 13h.
Publicado 06/05/2011 18:11 | Editado 04/03/2020 17:04

O projeto tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações de produção e difusão sócio-cultural e artística, ao mesmo tempo em que promove o resgate, a disseminação e a manutenção da memória do samba.
A Pedra do Sal, hoje, é conhecida pela roda de samba que acontece no final da tarde de toda segunda-feira. O local, desde o século XIX, serviu como ponto de encontro de imigrantes e de desembarque de negros africanos, onde garimpavam o sal da Prainha. A região da Pedra do Sal era repleta de casas coletivas ocupadas por negros escravos e forros. Ali se reuniam Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres
Segundo Mônica Custódio, coordenadora da Unegro, “o projeto tem como objetivo fortalecer e trazer de volta a ideia do samba como cultura, como resistência, este ritmo que é uma grande vitrine do Rio de Janeiro e do Brasil. Desta forma, a Unegro pretende contribuir para um maior conhecimento, respeito e valorização da cultura popular de matriz negra e afrodescendente, um verdadeiro legado do povo brasileiro”.