Luciano participa em Lisboa de debate sobre crise global

A crise global, a situação da América do Sul e os desafios atuais da luta pelo socialismo foram abordados pelo deputado Luciano Siqueira (PCdoB) em breve intervenção durante debate sobre o tema “Crise, dívida e emprego: a Europa em rota de divergência”, com Benjamin Coriat, economista; Huginn Thorsteinsson, conselheiro do Ministro das Finanças islandês e Francisco Louçã, coordenador do Bloco de Esquerda.


O encontro aconteceu durante estada do parlamentar em Lisboa, Portugal, para participar da VII Convenção do Bloco de Esquerda.

Segundo Luciano, a realidade europeia e brasileira foi também tema de conversas durante jantar realizado na Associação 25 de Abril, fundada pelos militares insurretos na Revolução de 1974, oferecido pelos dirigentes do Bloco de Esquerda aos convidados estrangeiros. No domingo, o parlamentar se encontrou com dirigentes da UDP (corrente do Bloco de Esquerda), “velhos amigos do PCdoB”.

A crise econômica europeia é tema de debate também entre os partidos que concorrem às eleições legislativas portuguesas antecipadas para o dia 05 de junho, após a queda do governo do primeiro-ministro José Sócrates.

Sobre o assunto, Luciano destacou a adoção em Portugal do sistema de listas pré-estabelecidas pelos partidos. “O sistema põe em relevo as propostas partidárias e não os indivíduos, bem como fortalece a democracia, despersonaliza o voto e conduz o eleitor a escolher a melhor proposta programática e, desse modo, torna-o mais esclarecido e mais exigente. No Brasil seria um avanço importante”, comentou o parlamentar comunista.

Fonte Site de Luciano Siqueira