Pacto reúne em Sobral municípios no enfrentamento às drogas

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (24/05), em Sobral, o III Seminário Regional do Pacto pela Vida. Reunindo diversos representantes dos municípios da região, o evento contou com as presenças ainda do presidente do Conselho, deputado Lula Morais (PCdoB), do deputado Professor Pinheiro (PT), representando o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB) e do prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

Durante o evento, o secretário-executivo do Pacto, Eudoro Santana, ressaltou a representatividade da região de Sobral que mais mobilizou municípios no Pacto pela Vida dentre as regiões do Estado. Segundo ele, com o seminário, a região tem a oportunidade de colaborar com propostas para o enfrentamento às drogas. Antes de Sobral, o Pacto realizou os seminários de consolidação das pactuações regionais em Barbalha e Aracati.

O presidente do Conselho, deputado Lula Morais, reforçou a importância da articulação feita pela Assembleia com a sociedade e destacou o papel do Poder Legislativo de fazer as leis, mas também fiscalizar e levar as demandas da sociedade ao Executivo. Para Morais, “dentre os temas discutidos no Conselho, este Pacto pela Vida é o mais complexo, pois requer uma mobilização ampla da sociedade”. Segundo ele, somos pioneiros na formulação da política de enfrentamento às Drogas de forma participativa. “E o objetivo é fazer com que o Poder Público possa agir de forma competente, reduzindo ao máximo este problema que atinge a todos nós”, disse.

O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, destacou a importância de se aproveitar ao máximo as proposições feitas. O prefeito assumiu o compromisso de fortalecer a parceria entre a Prefeitura e as organizações da sociedade civil que têm trabalho frente às drogas. “É indispensável a integração da sociedade, aliando-se ao Estado por meio de políticas transversais e intersetoriais, a fim de oferecer alternativas ao mundo das drogas”, disse.

O deputado Professor Pinheiro sugeriu que o Pacto pela Vida alie-se em junho ao debate do Plano Plurianual Participativo. “Pode ser discutida essa ideia junto ao Executivo que vai fazer seu plano de governo participativo, elaborando propostas concretas entre as secretarias de forma integrada”, afirmou.

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos tem como propósito oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas para o Estado. Atualmente, estão em andamento o “Pacto pela Vida – sobre Drogas” e “Pacto pela Convivência com o Semiárido”.

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa