Câmara Municipal homenageia ministra do TST

A Câmara Municipal de Goiânia irá homenagear a Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dra. Delaíde Alves Miranda Arantes, no dia 27 de junho, às 20 horas. 

A sessão especial foi proposta do vereador Fábio Tokarski (PCdoB) e irá prestar homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e à Associação dos Advogados Trabalhistas de Goiás (Agatra) primeira por indicar a ministra para ocupar o cargo que exerce e a segunda por ser a entidade em que Delaíde foi a primeira mulher a presidir. 

 
Goiana de Pontalina, Delaíde tomou posse no dia 24 de março deste ano. Aos 59 anos, ela integra a 7ª Turma do TST e a Subseção de Dissídios Individuais 1. A ministra foi criada na roça ajudando os pais no cultivo de milho e feijão. Aos 14 anos, percebeu que era hora de se mudar para a cidade e terminar o ensino fundamental. Trabalhou como doméstica e recepcionista de um consultório médico. Aos 18 anos, mudou para Goiânia e conseguiu um emprego em uma casa de família. Fazia os serviços domésticos em troca de cama e comida. Após cinco anos na Capital, passou no vestibular para Direito em uma faculdade particular. Conseguiu concluir o curso por meio de um crédito educativo oferecido pelo governo. A ministra trocou o trabalho doméstico por um estágio em um escritório de advocacia e em pouco tempo abriu seu próprio escritório, especializado em causas trabalhistas, onde atuou por 30 anos.
 
Atuando em defesa da valorização da mulher advogada, é atualmente vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ – GO) e membro do Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás (CONEM – GO). Como advogada trabalhista, presidiu o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), do qual é sócia fundadora, e foi vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB – GO em 2009. A ministra é autora de diversos livros jurídicos. Delaíde é mulher do ex-deputado federal Aldo Arantes (PCdoB).
 
O presidente do PCdoB goiano e vereador de Goiânia, Fábio Tokarski ressaltou a importância da nomeação de Delaíde. “É com muito orgulho que temos em tão alto posto uma aguerrida mulher goiana, já que se percebe grande deficiência na ocupação pelas mulheres de espaços de poder no Judiciário Federal. A história de vida da ministra se confunde com a história de muitos outros goianos e brasileiros”, disse o vereador. 

Da redação local,
Artur Dias