Dilma inaugura teleférico do Complexo do Alemão

A presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou no dia 7 no Morro do Adeus, ao lado do governador Sérgio Cabral, o teleférico do Complexo do Alemão, o primeiro sistema de transporte de massa por cabos do Brasil.

O teleférico possui seis estações, a partir do terminal ferroviário de Bonsucesso, onde se integra aos trens da Supervia, e 152 gôndolas com capacidade para transportar até 10 passageiros cada uma e 30 mil pessoas por dia.

Dilma, que inicialmente percorreria três das seis estações, resolveu fazer todo o percurso. Ao chegar à estação do Alemão, Dilma e Cabral entregaram à comunidade um posto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e uma agência dos Correios. A ECT também vai lançar um selo comemorativo que marca o início de suas atividades nas comunidades pacificadas.

“Investir no Alemão e construir esse teleférico, uma obra necessária e muito bonita, mostra respeito ao cidadão, que conta com um equipamento com as melhores tecnologias de transportes de massa. Hoje, os moradores ganharam o respeito e a cidadania que merecem. Eles terão acesso a equipamentos de cultura e muito serviços públicos. Tenho orgulho de ter feito parte do processo de pacificação das comunidades”, afirmou a presidenta.

O teleférico tem uma extensão de 3,5 quilômetros, a partir de Bonsucesso até Fazendinha/Palmeiras, passando pelas estações do Adeus, Baiana, Alemão e Itararé em 15 minutos, 35 minutos a menos do que uma viagem de ônibus. Em cada estação, haverá a prestação de serviços e espaços de cultura e lazer, como biblioteca, quadra poliesportiva, posto do Detran, agências bancárias e caixas eletrônicos, entre outros.

O Governo do Estado também está desenvolvendo um projeto para estender a linha do teleférico até a Igreja da Penha e ao Estádio João Havelange, o Engenhão, a partir da estação Fazendinha.

A tarifa será de R$1 para moradores – que terão direito a duas gratuidades por dia – e visitantes. A integração com a SuperVia será gratuita, ou seja, quem usar o teleférico e o trem pagará apenas o valor do bilhete ferroviário de R$ 2,80.