Conferências municipais mobilizam militância do PCdoB na Bahia

Militantes comunistas estão se mobilizando em toda a Bahia para participar das conferências municipais do PCdoB, onde são discutidas as estratégias do partido para as eleições de 2012, escolhidas as novas direções dos comitês municipais e eleitos os delegados para a Conferência Estadual, que acontece no dia 5 de novembro, em Salvador. Desde o final do mês de julho já foram realizadas 14 encontros municipais, sendo quatro apenas no último fim de semana (19 a 21 de agosto).

As conferências do final de semana aconteceram nos municípios de Santana, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Santa Maria da Vitória. O presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, participou dos quatro eventos, que reuniu centenas de novos e antigos comunistas para debater os rumos do partido em suas cidades.

Leia também

PCdoB de Santa Maria apresenta projeto político para 2012
 

“Em Bom Jesus da Lapa, a conferência foi bastante representativa e o partido recebeu o pedido de filiação de dois vereadores do município, além de referendar a pré-candidatura a prefeito do radialista Romeu Tessing. Em Santana, a Conferência marcou a filiação do Doutor Eustáquio, liderança política da região, que foi lançado como pré-candidato do PCdoB à prefeitura da cidade, sendo apontado entre os mais cotados para vencer o pleito em pesquisas locais”, informou Daniel Almeida.

O parlamentar destacou ainda a conferência de Santa Maria da Vitória, que foi marcada pela grande presença dos jovens da cidade e o lançamento da pré-candidatura do jornalista Maurizan Cruz à prefeitura do município. Já em Serra do Ramalho, o evento contou com a participação do prefeito Carlos Caraíbas (PCdoB), de secretários municipais, de cinco vereadores e muitas lideranças da região.

O processo de conferências está apenas começando e tende a se intensificar nos próximos finais de semana, quando estão agendados muitos encontros pelo interior do estado. “Até o momento, os encontros têm sido marcados por fortes debates e por um processo de renovação intenso do partido, com a participação de novos militantes e filiados ao partido. É um clima de muita empolgação que toma conta do partido na preparação para as eleições de 2012”, avalia o presidente estadual do PCdoB.

Almeida reforça que o partido terá mais do que o dobro de candidatos a prefeito e vereadores que o apresentado nas eleições de 2008, quando obteve uma grande vitória nas urnas, com a eleição de 18 prefeitos, 18 vice-prefeitos e 151 vereadores em toda a Bahia. “Nós estamos recebendo o pedido de filiação de muitas lideranças no interior do estado, principalmente de lideranças novas. Nós temos dezenas de casos de lideranças expressivas nas cidades que manifestam o interesse de se vincular ao projeto do PCdoB para 2012. Isso vai contribuir muito para levarmos adiante a orientação do Comitê Central de apresentar candidaturas próprias no maior número de cidades possível”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa