Senado lança campanha de divulgação do Teste da Orelhinha
“Teste da Orelhinha: rápido, não dói e gratuito” é o mote da campanha institucional que será lançada, nacionalmente, pelo Senado Federal, durante coletiva de imprensa marcada para o dia 06 de outubro, às 10hrs, na Sala de Audiências da Presidência da Casa.
Publicado 05/10/2011 09:37 | Editado 04/03/2020 16:30
A lei 12.303/2010, projeto de autoria do senador Inácio Arruda, obriga hospitais e maternidades a realizarem, gratuitamente, o teste da Orelhinha (Emissões Otoacústicas Evocadas). O objetivo da campanha é divulgar junto à população os benefícios sociais e de saúde em torno da realização do exame.
Durante a Coletiva de Imprensa serão apresentados dados específicos e atualizados sobre a surdez no País e o impacto financeiro, a curto e longo prazos, nos cofres públicos. De acordo com a Fundação Hear the World, atualmente apenas 5% dos recém-nascidos se beneficiam do procedimento que detecta problemas auditivos, denominado Triagem Auditiva Neonatal Universal. “Com a realização dos exames e prevenção, os gastos públicos com educação especial e implantação de próteses são reduzidos e a adaptação social e cognitiva das pessoas com deficiência torna-se efetiva”, defende a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga.
A Campanha possui como parceiros do Senado a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Conselho Federal de Fonoaudiologia, o Grupo de Triagem Auditiva Neonatal – GATANU e a Academia Brasileira de Audiologia – ABA.
Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda – PCdoB