PCdoB de MT realiza conferência e elege novo presidente

A 16ª Conferência Estadual do PCdoB em Mato Grosso levou o nome de “Conferência Olírio de Souza”, homenagem ao veterano dirigente partidário. O professor Souza, como é conhecido, tem uma história de vida marcada pela militância de esquerda. Formado em pedagogia, Souza já foi secretário de educação em Rondonópolis e presidente do PCdoB no município. Sua militância política teve início no MDB, ainda na ditadura militar, época em que já participava do PCB, então na clandestinidade.

Fotos MT - pablo

Realizada nos dias 29 e 30 de outubro, em Cuiabá, com a presença de 80 delegados representantes de diversos municípios, a 16ª Conferência do PCdoB foi marcada por grande entusiasmo da militância e por um forte sentimento de defesa do partido diante das atuais investidas da grande mídia que tenta diminuir a importância da presença do comunista na sociedade e no governo de nosso país. Ana Flávia, vice-prefeita da região norte de Cuiabá repudiou os ataques ao partido: “Nosso partido está unido e não nos curvaremos diante desses ataques, lutaremos pela verdade dos fatos e na defesa da integridade do camarada Orlando Silva. Com Aldo Rebelo no ministério dos Esportes continuaremos trabalhando pela realização de uma grande Copa do Mundo e uma bela Olimpíada”.

Representando a direção nacional do PCdoB, Aldo Arantes, secretário de meio ambiente do partido fez contundente defesa da presença dos comunistas no governo Dilma. “A oposição, com o pleno apoio da grande mídia, tenta desestabilizar o governo Dilma. O que está em jogo com essa investida é a continuidade do projeto de desenvolvimento iniciado por Lula e que já mostrar seus resultados positivos para o país. Eles querem retornar ao projeto neoliberal de FHC. E o PCdoB, por ser um importante aliado desse projeto, por participar desde a primeira eleição do Lula, hoje vira alvo dessas forças conservadoras. Mas sabemos de nossas responsabilidades, hoje temos excelente relação com a presidenta Dilma e seguiremos lutando para o Brasil e para o governo avançar no projeto de desenvolvimento nacional”.

Aldo Arantes também destacou as principais tarefas dos comunistas para a atualidade: “São cinco as nossas tarefas prioritárias: apoiar o governo Dilma contra as investidas da oposição e da grande mídia; defender o Brasil e as políticas em apoio ao seu crescimento como a redução dos juros; mobilizar a sociedade, o movimento popular, em defesa do novo projeto de desenvolvimento nacional, onde os trabalhadores e o setor produtivo cumprirão importante papel; fortalecimento do partido, com política de crescimento e organização; e cuidar da formação dos comunistas, realizando cursos de formação sobre o Programa Socialista. É preciso abrir o partido de forma mais ousada para novos filiados, ao mesmo tempo em que a formação deve ser reforçada”, ressaltou.

A Conferência Estadual elegeu a nova direção do PCdoB em Mato Grosso. Aislan Galvão, historiador, foi eleito presidente estadual em substituição a Miranda Muniz, que exerceu a presidência por dois mandatos, e agora desempenhará a função de secretário de organização. A professora Lane Costa foi eleita vice-presidente estadual. A nova direção já agendou a primeira reunião para o dia 27 de novembro, onde irá eleger a Comissão Política e o Secretariado, aprovar um calendário de reuniões e realizar seu primeiro debate político.

Na visão do ex-presidente Miranda Muniz: “A alternância e renovação é uma política que o PCdoB tem procurado implementar em todo o país, algo que eu já defendia há muito tempo. Além disso, tenho plena convicção que o camarada Aislan, uma jovem liderança de nosso Partido, tem plenas condições políticas e ideológicas para liderar o PCdoB nos próximos dois”.

Para o presidente eleito Aislan Galvão, o crescimento é uma das prioridades do seu mandato, como ressalta: “Atuaremos com vigor em defesa do crescimento partidário, sem descuidar da organização e da formação de nossos militantes e dirigentes. Precisamos preparar o partido para a próxima batalha, as eleições de 2012. Buscaremos a eleição dos candidatos comunistas como forma de fortalecimento do partido em Mato Grosso. Daqui até lá buscaremos colocar em práticas as 5 tarefas destacadas pela Direção Nacional. É com muito orgulho que assumo a direção de nosso partido, buscarei desempenhá-la com todo afinco”, afirmou com energia.

A Conferência também aprovou um projeto político eleitoral para 2012, que tem como prioridades a eleição de vereadores na capital, nas principais cidades pólos e nos municípios onde o Partido está organizado. Os comunistas também estão em plena construção de candidaturas a prefeito nas cidades de Rondonópolis, com o professor doutor Sérgio Negri, em Cáceres, com a enfermeira Mayara Damasceno e em Tangará da Serra, com o bancário Giovane Stoinski.

Veja a relação dos dirigentes eleitos na 16ª Conferência Estadual:

Altamirando Muniz Filho (Miranda Muniz) – secretário de organização

Ana Flávia Botelho Rodrigues

Antonio Giovani Stoinski

Aislan Sebastião da Cunha Galvão – presidente estadual

Brás Rubson Ferreira Barbosa

Cleber Jessé Batista (Clebão)

Cleomar Ribeiro da Silva (Ribeiro)

Clovis Vailant

Eleonor Raimundo da Silva

Francyslene Pereira Neves

Grazielle Vital da Silveira

Janete Oliveira de Carvalho

Ivo Aguiar Lopes Borges

José Marques Pessoa

José Pereira Filho

Maria do Carmo Fernandes Cunha

Maria da Gloria Borges da Silva

Maria Ines da Silva

Marilane Alves Costa (Lane) – vice-presidente estadual

Meire Rose dos Anjos Oliveira

Miguel Costa de Sousa

Nara Teixeira de Souza

Olírio de Sousa Rodrigues

Pablo Rodrigo Ramos

Sergio Sebastião Negri

Patricia Simone Nogueira

Vitor Hugo Silva Teixeira