Sítio Histórico de Olinda será 100% saneado
Prefeitura de Olinda e Compesa assinam convênio para ampliar o saneamento na área tombada pelo patrimônio histórico e em mais seis bairros, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)
Publicado 09/12/2011 11:06 | Editado 04/03/2020 16:57
Na manhã desta quinta-feira (08), a Prefeitura de Olinda assina um importante convênio para a ampliação do sistema de saneamento básico do município. Com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a Compesa pretende expandir o esgotamento sanitário do Sítio Histórico e mais seis bairros da cidade. A solenidade acontece às 11h, no Palácio dos Governadores.
Além de todo o Sítio Histórico, o saneamento irá contemplar os bairros de Bultrins, Amaro Branco e Cidade Tabajara, além de parte de Jardim Atlântico, Casa Caiada e Fragoso. Estes três últimos já contam com sistema de esgotamento sanitário em alguns trechos. Por isso, a ideia é levar o serviço a outras áreas destes bairros.
SÍTIO HISTÓRICO – O Sítio Histórico, em particular, terá o seu esgotamento sanitário complementado. Com a implantação destas obras, o município dará um salto bastante significativo na questão do saneamento ambiental, com reflexos positivos na preservação do Patrimônio Histórico. E será importante para o turismo, porque o saneamento concluirá a cobertura da área de beira mar que resultará em melhorias para a balneabilidade do município.
Ainda no Sítio Histórico, a importância também está diretamente relacionada com a proteção do acervo cultural constituído pelos monumentos e casario, uma vez que a precariedade das redes de esgotamento sanitário é uma das causas de desestabilização das encostas. Para a ação no Sítio Histórico foram reservados R$ 7.162.487,93. O somatório dos recursos para os demais bairros é de R$ 45.280.887,44.
A assinatura do convênio entre a Prefeitura de Olinda e a Compesa acontece nesta quinta-feira (08), às 11h, no Palácio dos Governadores que fica na Rua de São Bento, nº 123 – Varadouro.
Fonte: Prefeitura de Olinda