Sem categoria

Desafios políticos organizativos do PCdoB em 2012

Este é ano de eleições municipais. Isso assume principalidade na atuação partidária e é, portanto, o elemento político que determina o processo organizativo do partido. Busca-se uma vitória significativa que afirme ainda mais o PCdoB no cenário político.

É o ano também das comemorações dos 90 anos do PCdoB, que enseja um intenso trabalho ideológico nas fileiras partidárias.

Em meio a isso, o trabalho organizativo deve seguir se fortalecendo. O vértice do esforço será a concretização das orientações do 7º Encontro Nacional. Na essência: vitória eleitoral, 400 mil filiados até o fim do ano, estruturar de fato os Departamentos Estaduais de Quadros com programa de trabalho claro e progressivo, e alimentar a vida militante organizada de base. O “olho da mosca” organizativo é instituir de fato um novo modo de direção organizativa deliberado no 7º Encontro.

Essa a conformação geral do plano de trabalho apresentado, concatenando esses elementos num cronograma adequado ao esforço eleitoral. O que se espera dos comitês estaduais e municipais é uma convergência nessa direção, potenciando os esforços necessários.

Planejamento Estratégico da CNO

Após a reunião nacional da CNO em dezembro, recolheram-se elementos para o planejamento 2012, apresentado à direção nacional. É um plano que envolve todo o trabalho de organização nacional e materializa a orientação da 9ª Reunião do Comitê Central (dez/2011) que afirma:

… “Persistir na carta-compromisso do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido. A partir de todas as lideranças partidárias, sustentar a diretriz de alcançar maior espírito e estabilidade militante no Partido, por meio de uma política de quadros consentânea com isso e o novo modo de direção organizativa que torne vigorosa a vida militante. No trabalho organizativo, o foco principal deve ser o desenvolvimento da política de quadros. Todas as direções estaduais precisam intensificar a capacidade de falar diretamente aos dirigentes intermediários e de base. Um grande e novo teste para a reafirmação da carta-compromisso é a diretriz para todas as direções partidárias e bases militantes realizarem massivamente o Curso do Programa Socialista (CPS), como instrumento impulsionador dos êxitos partidários. Empenhar para que ao menos 50% dos participantes do último processo de conferências tenham a Carteira Nacional Militante e que todos os quadros dirigentes das capitais e cidades com 100 mil habitantes estejam inscritos no Sistema de Contribuição Militante (SINCOM).” (clique aqui para ler a resolução do CC na íntegra)

Mas o plano apresentado é também derivado do planejamento estratégico 2010-2013, elaborado após o 12º Congresso. Há notável coerência e continuidade nesse curso, adaptando-se os planos anuais às contingências próprias de cada período. Por isso, cumpre estudá-los juntos.

Planejamento é ferramenta importante para substituir o espontaneísmo e improvisação por um projeto racional passível de ser aplicado coletivamente e sob controle regular. É base também para orçamentar a implementação das medidas. Nunca é demais salientar: o PCdoB está em franca expansão política e organizativa e isso exige métodos adequados à gestão da vida partidária.

Reforçar o trabalho ideológico no curso das comemorações dos 90 anos

No período de fevereiro a abril, a ênfase é posta na direção ideológica alcançando a vida militante pela base. Aí se incluem o Curso do Programa Socialista, as comemorações e mobilizações para os eventos dos 90 anos (a festa no Rio de Janeiro, o Seminário em São Paulo). Do ponto de vista organizativo uma grande ênfase será posta na retomada da Carteira Nacional de Militante, para o qual medidas administrativas de agilização serão adotadas: uma Circular da Secretaria Nacional de Finanças facultará a inscrição para o pedido das Carteiras mediante relação enviada eletronicamente com o nome e documentos do militante (só posteriormente será inserido na Rede Vermelha, para agilização da emissão).

Especial atenção deve ser dada ao controle da mobilização partidária para a Festa dos 90 anos – e uma ênfase grande será atribuída ao esquadrão de candidatos comunistas nessa mobilização:

– no Rio de Janeiro, no dia 24 de março. Espera-se 5 mil pessoas presentes, com grandes caravanas de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e do restante dos Estados;

– Em Brasília, no Congresso Nacional, dia 27 de março, às 17 horas, Sessão Solene, com participação de lideranças partidárias de todo o país, e caravanas de massas de Goiás e Distrito Federal;

– Em Brasília, dia 12 de março, abertura da Exposição Iconográfica de 90 anos de trajetória, no Congresso Nacional, com lideranças partidárias;

– Em São Paulo, em 20 e 21 de abril, para o Seminário Nacional em torno do tema, com critérios de participação a ser estabelecidos; será ocasião privilegiada de ação da política parta os quadros nacionais do PCdoB de todo o país.

– Lembra-se ainda, no plano de mobilização que será proposto nacionalmente, o papel de Classe Operária distribuída para os trabalhadores, o Programa de TV do PCdoB no dia 29 de março, e a proposição de ocupar a rua com agitação de massas no próprio dia 25 de março, domingo.

Em maio, a ênfase será posta na mobilização da 2ª. Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher.

Perseguir as ideias do 7° Encontro Nacional sobre Questões de Partido e a centralidade da Política de Quadros

Organizativamente, de fevereiro a maio, concentraremos esforços na Política de Quadros. Uma reunião nacional dos responsáveis pelos Departamentos Estaduais de Quadros (mais os secretários de organização) será realizada em 23 e 24 de março, no Rio de Janeiro (antecendo o dia da festa nacional).

Seguiremos aprimorando o trabalho de controle organizativo em todos os Estados, com viagens dos membros da CNO visando a execução deste plano, mediadas com o controle político e do projeto eleitoral a ser feito por dirigentes da Comissão Política Nacional. A questão fundamental é instituir em todos os Estados e controlar a pauta de trabalho proposta nacionalmente, prestando uma informação centralizada à Secretaria Nacional de Organização.

Mobilizar o partido para a vitória eleitoral

Em junho serão realizadas as convenções, concebidas como ampla mobilização e demonstração de força do projeto eleitoral do PCdoB nas cidades. Estimamos alcançar aí 2500 municípios, agregando aos que realizaram conferências no ano passado aqueles outros municípios onde existem comissões provisórias.

Julho a outubro serão meses de campanha. O trabalho organizativo não arrefecerá no sentido de mobilização partidária e, especialmente, o curso do programa de trabalho dos Departamentos Estaduais de Quadros. Em novembro-dezembro, se fará um novo controle em todo o país.

É tempo de ação convergente para alcançar os propósitos apresentados. O trabalho da CNO terá papel central nesse curso.

Veja a seguir o Planejamento da CNO – 2012

Os resultados abaixo estão vinculados às especificidades da conjuntura das Convenções Eleitorais Municipais 2012, às comemorações dos 90 anos do PCdoB, e ao avanço na implementação da política organizativa à luz do 7° Encontro. Os correspondentes projetos estruturantes são:

Resultado esperado 01 – Projeto político e eleitoral do PCdoB para 2012

Projetos:

■Construir convenções eleitorais municipais massivas, envolvendo todos os filiados e militantes do PCdoB;

■Focar os esforços de crescimento e estruturação nas capitais e maiores cidades do país, municípios-polo ou onde temos prefeituras, em articulação com o projeto eleitoral 2012-2014;

■Induzir todos os municípios onde está presente o PCdoB, mesmo em comissões provisórias, a lançar candidatos pela legenda;

■Manter o partido unido na construção e desenvolvimentos do projeto eleitoral;

■Acompanhar e controlar o funcionamento das CPE´s e CE´s em relação à construção do projeto eleitoral e na condução da campanha;

■Incluir na condição de quadros para os sistemas estaduais todos os candidatos do PCdoB;

■Manter o envolvimento da CPN no processo de acompanhamento dos projetos eleitorais e das convenções municipais;

■Publicar cartilha eleitoral com orientações até abril/2012

Resultado esperado 02 – Ampliação das fileiras partidárias de modo regular e qualificado

Projetos:

■Realizar convenções eleitorais em 2500 municípios;

■Alcançar 400 mil filiados até outubro de 2012;

■Qualificar o crescimento na área da ciência, pós-graduação, na cultura, carreiras técnicas e nas carreiras de Estado com um programa seletivo de filiações qualificadas;

■Consolidar o coletivo nacional de cultura;

■Instituir um coletivo nacional de cientistas e reitores de universidades;

■Manter os Encontros de estudantes e profissões técnicas;

■Realizar acompanhamento nacional das filiações de lideranças expressivas nos Estados não filiadas a outros partidos;

■Realizar filiações massivas e de lideranças políticas expressivas da sociedade em todos os setores, em especial entre a juventude, mulheres e trabalhadores;

Resultado esperado 03 – Departamento Nacional de Quadros

Projetos:

1) Consórcio DNQ + Secretarias Nacionais

■Consolidar o consórcio nacional do DNQ em interface com as demais secretarias nacionais (mulher, juventude, sindical, mídia, comunicação, formação e presidência) no intuito de desenvolver ações em conjunto no acompanhamento dos quadros nacionais. Definir junto a cada secretaria um planejamento específico para os quadros;

■Estabelecer uma sistemática de gestão dos quadros nacionais em parceria com as demais secretarias nacionais e os responsáveis pelos DEQ´s;

■Manter o cadastramento dos quadros nacionais, incluindo também os eleitos nas conferências de 2011 (Comissões Políticas Estaduais)

■Cadastrar nossos principais candidatos eleitos nas capitais de 2012, como critério de quadros nacionais;

■Manter o mailing atualizado dos quadros nacionais para uma política de relacionamento permanente;

■Estudos Estratégicos: manter a periodicidade dos dossiês e estabelecer canais de comunicação através de pesquisas de opinião com os leitores;

■Fortalecer o papel dos dossiês dos Estudos Estratégicos, como guia de leitura e formação dos quadros nacionais. Publicar os dossiês no Portal da Organização e na Fundação Maurício Grabois;

■PQ-30: fechar a publicação em março e lançar no seminário nacional em abril/2012. Estabelecer um plano de divulgação após abril e de lançamentos estaduais;

3) Departamentos Estaduais de Quadros

■Persistir na definição dos responsáveis pelos Departamentos Estaduais de Quadros e insistir na completa assimilação da importância e centralidade da Política de Quadros, tanto dos responsáveis quanto dos Secretários Estaduais de Organização;

■Realizar um Encontro Nacional com os responsáveis pelos DEQ´s para definição das ações e planejamento para 2012 em março/2012. (proposta 23 e 24/03 – Rio de Janeiro)

■Estabelecer metas com os Estados de levantamento dos quadros intermediários para cadastro e acompanhamento das suas tarefas. Meta para 2012: 5 mil quadros intermediários/base. Foco: capitais e cidades que iremos lançar candidaturas à prefeito;

■Assegurar o envolvimento dos responsáveis pelos DEQ´s no controle e acompanhamento das metas da Política Nacional de Quadros, que envolve os quadros nacionais estabelecidos em cada Estado;

2) Sistema Rede Quadros/Rede Vermelha

■Desenvolver e atualizar o sistema juntamente com a Rede Vermelha, agregando valores tecnológicos que facilitem a utilização tanto em âmbito nacional, quanto em âmbito dos Estados;

Resultado esperado 04 – Ganhar o conjunto do partido para o tema da Vida Militante de Base, garantindo o papel da CPN e seu envolvimento como liderança desse processo.

Projetos:

■Montar, com o apoio dos Comitês Estaduais, uma mala direita com email´s das Comissões Políticas Municipais (CMP´s) das 300 maiores cidades, como forma de elevar a capacidade de falar aos dirigentes intermediários e constituir uma rede de comunicação mais ampla;

■Instituir no novo modo de direção organizativa, constituindo os Fóruns de Quadros Intermediários e de Base, nas grandes cidades e capitais;

■Manter em foco a revisão organizativa das fileiras partidárias, conformando-as melhor, a partir de quadros de base definidos, estruturando-as preferencialmente com base nas relações de trabalho e avançar na formação de um número maior de quadros intermediários para sustentar maior vida militante no partido.

■Envolver a Secretaria Sindical e demais no sentido de fortalecimento do trabalho de bases estáveis e valorização da militância, em particular relativas a organizações por critério de relações de trabalho;

■Carta aos dirigentes municipais, como forma de divulgar amplamente o tema da Política de Quadros e da Vida Militante de Base;

■Estruturar redes de comunicação, em particular com os quadros “pivôs” da vida militante de base nos maiores municípios, visando à difusão e debate massivo da política de organização;

Resultado esperado 05 – Elevar o controle e a qualidade do trabalho organizativo em todo o país à luz do 7° Encontro Nacional sobre Questões de Partido e elevar a capacitação da CNO

Projetos:

■Consolidar a normatividade política das comissões de controle em todo o País;

■Consolidar a CNO regionalizada de forma a garantir uma presença regular de seus membros nos estados em cumprimento deste plano, juntamente com a CPN;

■Até junho cada membro da CNO-R deverá realizar duas viagens de controle do trabalho organizativo em cada um dos 27 Estados;

■Realizar um trabalho participativo e inclusivo da CNO-R promovendo a participação ativa de seus membros na Escola Nacional, no portal, blogs, etc;

■Elevar a capacidade de falar aos dirigentes intermediários e constituir uma rede de CM´s nos 300 maiores municípios;

■Consolidar o Portal da Organização como um espaço privilegiado de contribuição ao debate sobre o tema partido junto à militância e aos secretários de organização;

■Consolidar o G.I como ferramenta de compartilhamento das informações da CNO e CPN;

■Estabelecer pautas estruturantes do Portal da Organização por temas e por períodos trimestrais;

■Organizar um dossiê dos Estudos Estratégicos sobre o tema ‘Partido’ e um livro de coletânea de textos sobre o percurso de renovação de concepção do partido;

Resultado esperado 06 – II Conferência sobre a questão da mulher

Projeto:

■Apoiar fortemente a mobilização partidária nacional, com objetivos e metas para todos os Estados, para a II Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher. O projeto se dará em interface com a Secretaria da Mulher.

Resultado esperado 07 – Carteira Nacional Militante/Sincom

Projetos:

■Em interface com a Secretaria de Finanças, e em decorrência dos 90 anos do PCdoB, ampliar o alcance para que 50% dos participantes do último processo de conferências tenham a Carteira Nacional Militante;

■Persistir juntamente com a Secretaria Nacional de Finanças no sentido de que todos os quadros dirigentes das capitais e cidades com 100 mil habitantes, sejam inscritos no Sistema de Contribuição Militante (SINCOM);

Resultado Esperado 08 – Intensificar a educação ideológica dos quadros e militantes do PCdoB

Projetos:

■Apoiar e monitorar a mobilização das comemorações dos 90 anos do PCdoB;

■Mobilizar para o seminário nacional dos 90 anos em abril/2012;

■Curso do Programa Socialista: todas as direções partidárias e bases militantes devem realizar massivamente o CPS, como instrumento impulsionador dos êxitos partidários;

■No curso das comemorações dos 90 anos do PCdoB, realizar uma ampla divulgação do texto de mobilização da história dos 90 anos;

■Assegurar a Classinha como instrumento de mobilização das bases e ampla divulgação das ideias do PCdoB na sociedade;

Riscos e Contingências – Planejamento 2012

Risco 1

A eleição de 2012 se constituiu como impedimento de concentração do trabalho organizativo;

Contingências

· Concentrar energias da equipe e dos secretários de organização nos meses janeiro a junho;

· Possibilitar que Walter e Bia possam manter-se concentrado no esforço nesse período e Bia, inclusive, se necessário, nos meses de campanha, para consolidar os DEQs.

Risco 2

Não conseguirmos executar o orçamento previsto para a CNO em 2012;

Contingências

· Garantir a execução do orçamento junto à Secretaria de Finanças visando perseguir os desafios apresentados, em especial – viagens aos Estados e Rede Vermelha/Quadro.

Definição concentrada de êxito do plano ao final de 2012

(em outras palavras, o que não pode falhar…)

· Estabelecer o funcionamento de fato dos DEQ´s, pelo menos em 12 maiores Estados, com um programa de trabalho, sistemática e metas definidas;

· Instituir de fato o novo modo de direção organizativa, de forma a manter estruturadas as bases partidárias como centro das mobilizações partidárias;

· Realizar convenções massivas e manter nossa meta de filiação, visando alcançar 400 mil filiados até o final de 2012.

 

Fonte: Portal da Organizacao