Sem categoria

Memorial da América Latina oferece curso sobre integração da AL

O Espaço Cultural Diálogos do Sul, em parceria com o Memorial da América Latina, oferece, de 31 de março a 16 de junho, o curso de extensão acadêmica "Os Caminhos da Integração na América Latina: de Bolívar à Unasul".

O curso tem como objetivo principal disponibilizar um espaço para debates de temas à margem das produções dos grandes grupos midiáticos nacionais e transnacionais sobre os países da América Latina, recuperando e valorizando a memória política latino-americana de forma a despertar o interesse para a atualidade.

“Esses dias eu estava imaginando a integração. São sete países na bacia amazônica. Então você pensa o seguinte: com a integração dessas duas bacias o Brasil tem acesso ao Pacífico e os países do Pacífico têm acesso ao Atlântico. Isso é uma geografia de um valor estratégico que não se tem ideia”, aponta o coordenador do curso, jornalista e diretor do Diálogos do Sul, Paulo Cannabrava Filho.

“Imagina o poder estratégico que tem a Unasul (União das Nações Sul-Americanas)? Os Estados Unidos têm duas costas, mas não têm o poder que nós temos, o potencial hídrico que temos. Por isso estamos falando em integração. (…) Mas ainda tem gente querendo ser conduzida pelos Estados Unidos. Isso se chama alienação. Servidão intelectual”, diz o jornalista.

Autor do livro No Olho do Furacão – A América Latina nos anos 70-80, Cannabrava é um dos jornalistas brasileiros que melhor conhecem a região, seja por seus estudos seja por sua larga vivência e contato com a realidade do continente durante o período em que esteve exilado devido ao golpe de Estado perpetrado no Brasil.

Integram a equipe de conferencistas do curso o economista e coordenador da cátedra Unesco sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável Theotônio dos Santos, a socióloga e cientista política Mônica Bruckman, a jornalista e socióloga Beatriz Bissio, a semioticista e ativista social Lúcia Skromov, o economista Ladislau Dowbor e o ambientalista e sociólogo Walter Tesch.

Serviço:

Os Caminhos da Integração na América Latina: de Bolívar à Unasul
Coordenação: Paulo Cannabrava Filho
Palestrantes: Beatriz Bíssio, Lúcia Skromov, Monica Bruckmann, Theotônio dos Santos, Ladislau Dowbor e Walter Tech.
Datas: de 31 de março a 16 de junho de 2012 (sábados)
Total de aulas: 9 (carga horária: 36 horas-aula)
Horário: das 9h às 13h00
Local: Anexo dos Congressistas (Auditório) / CBEAL
Inscrições: no valor de R$ 250,00 (taxa única).
Vagas limitadas. Serão concedidos certificados aos participantes com presença igual ou superior a 75% da carga horária.

Programação:

31 março – 1ª aula: Integração do Congresso Anfictionico do Panamá à Unasul. Paulo Cannabrava Filho

14abril – 2ª aula: A construção da democracia e os novos paradigmas. Beatriz Bissio e Paulo Cannabrava Filho

21 de abril – 3ª aula: Análise conjuntural da América Latina: modelos de desenvolvimento econômico. Ladislau Dowbor

05 de maio- 4ª aula: O papel da mídia a serviço dos grandes conglomerados e as novas mídias. Paulo Cannabrava e Beatriz Bissio

12 de maio – 5ª aula: Hegemonias e emancipações: recursos naturais e a geopolítica da integração latino-americana. Mônica Bruckmann

19 de maio – 6ª aula: Mídias alternativas, Redes Sociais e Ciberguerra. Paulo Cannabrava e Beatriz Bissio

26 de maio – 7ª aula: Repressão e regressão: perigos constantes (estudo de casos).Paulo Cannabrava e Lúcia Skromov

02 de junho – 8ª aula: As difíceis relações com Estados Unidos. Theotônio dos Santos

16 de junho – 9ª aula: A gestão das águas como eixo de relações latinoamericanas. Considerações finais. Walter Tesch e Paulo Cannabrava

Da Redação,
Vanessa Silva