Carrion participa de festa dos 25 da ocupação Parque dos Mayas

Mais de 600 pessoas participaram neste sábado (12) das comemorações do 25º aniversário da ocupação do Parque dos Mayas II, comunidade formada por 1,6 apartamentos e 400 lotes urbanizados, totalizando 2 mil famílias, na zona norte de Porto Alegre.

parque dos mayas - divulgação

Durante as comemorações, houve uma série de atividades esportivas e recreativas promovidas pela AMOPAM (Associação dos Moradores do Parque dos Mayas II) com o projeto Escola Aberta da Escola Municipal Jean Piaget. Após a premiação do torneio de futebol, foi realizado o Ato Político, com a presença de várias lideranças comunitárias, representantes da Uampa e da Conam, a deputada federal Manuela d’Ávila, o deputado Raul Carrion, ex-deputada Jussara Cony, vereador Airto Ferronato. O governador Tarso Genro enviou mensagem saudando as festividades. Manuela cortou o bolo de 4 metros oferecido à comunidade. A escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina encerrou a atividade.

História de lutas

Em 9 de maio de 1987 aconteceu a ocupação do Parque dos Mayas II. No local, 1,6 mil apartamentos e mais de 400 terrenos, estavam abandonados, além de muitos imóveis inacabados.

Em abril de 1987, impulsionadas pela crise econômica e polícia, ocorreram grandes ocupações urbanas por todo o Brasil. No RS, 12 mil imóveis privados e 11 mil da Cohab foram ocupados, totalizando 23 mil imóveis do extinto BNH.

Para solucionar o impasse entre os então proprietários da área e os
Moradores uma caravana de políticos e movimentos vai a Brasília no dia 30 de outubro de 1996. Estavam presentes Selvino Heck, diretor do Demhab, Pedro Dias, vice-presidente da Uampa, vereadores José Valdir e Raul Carrion, deputados José Gomes, Vieira da Cunha, Jussara Cony, Airton Dipp (DT), Paulo Paim, Adão Preto e Miguel Rossetto.

Em16 novembro de 1997, uma grande caminhada com mais de 1,5 mil moradores percorreu mais de 20 km do Parque dos Mayas até o Palácio Piratini para exigir do govenador Antônio Brito uma solução. Em 15 de janeiro de 1998, foi aprovado pela Assembléia legislativa RS por todos os deputados a Lei 11.033, que autoriza o Estado conceder subsídio aos moradores do Parque dos Mayas.

De Porto Alegre,
Isabela Soares