Militância do PCdoB recepciona Geraldo com grito de guerra

Filiados, amigos, simpatizantes, dirigentes e militantes do PCdoB atenderam ao chamado do Comitê Municipal do Recife e lotaram o auditório do Bloco J da Unicap na noite desta quinta-feira (28) durante a plenária convocada para apresentar uma síntese dos fatos que levaram o partido a apoiar a candidatura de Geraldo Júlio, apresentada nesta quinta pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro, e compartilhar todos os passos que levaram o PCdoB a essa decisão

O ponto alto do encontro foi a presença de Geraldo Júlio, que chegou a ser saudado pela militância com o “grito de guerra”: “Agora, ninguém segura / Geraldo Júlio na prefeitura”.

Antes da chegada do prefeiturável da Frente Popular, o presidente do Comitê Municipal, Luciano Siqueira, iniciou uma explanação sobre o processo de tomada de decisão do PCdoB. “A decisão de apoiar a chapa socialista foi tomada após análise madura por parte dos 41 membros do Pleno do Comitê Municipal do Recife, e foi aprovada por unanimidade”, disse.

“A intenção do nosso partido foi sempre a de unir a Frente Popular do Recife”, explicou Luciano. Segundo ele, a decisão de apoiar a candidatura do PSB foi antecedida de diversas conversas com os principais líderes do PT em Pernambuco, como o prefeito João da Costa, o secretário Maurício Rands e o senador Humberto Costa.

“Lá atrás, nós apresentamos uma agenda de cinco pontos a João da Costa, Maurício Rands, Pedro Eugênio, bem como para o PSB e para o senador Armando Monteiro (PTB), e achávamos que terminada a confusão no PT, os partidos se uniriam em torno dessa agenda. Entretanto, a nossa proposta não encontrou guarida no PT, não por desinteresse, mas em virtude da confusão interna”, explicou Luciano.

A agenda de cinco pontos propõe: atualização do programa da Frente Popular para o Recife, porque a cidade mudou em quatro anos; criação de um pacto de convivência com o futuro prefeito; discutir as linhas gerais da campanha; debater o critério da escolha do vice; além de conversar sobre a montagem da chapa de vereadores.


Geraldo Júlio ladeado por Luciano (esq.), Luciana (dir.) e outros dirigentes comunistas

Artífice do desenvolvimento

Ao apresentar o candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, Luciano traçou, de forma sucinta, a trajetória profissional do socialista, que é funcionário concursado do Tribunal de Contas e ex-secretário de Planejamento e Gestão do Governo do Estado. “Ele é responsável direto pelo modelo de gestão do governo de Eduardo Campos e artífice do que estamos assistindo no Estado”, disse o presidente municipal do PCdoB, se referindo ao atual ciclo de desenvolvimento de Pernambuco.

Presente ao encontro, a deputada federal e vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, comentou os avanços ocorridos no País nos últimos 12 anos e o apoio dado pelos comunistas aos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. “O PCdoB analisa o que acontece no País com muito otimismo”, disse Luciana, lembrando que “hoje o Brasil consegue enfrentar a crise mundial de forma muito mais confortável do que os países europeus e os Estados Unidos, onde a crise começou”.

Luciana destacou também que Geraldo Júlio “sempre foi peça-chave no desenvolvimento de Pernambuco e é preciso que o Recife reconheça nele não só técnico mais o militante histórico”, ressaltou. Ela destacou ainda o caráter ideológico do Partido Comunista do Brasil, baseado no debate político e no debate de ideias. “Geraldo pode contar com essa característica do nosso partido”, afirmou. Luciana deu boas-vindas ao candidatado da Frente Popular, destacando: “Estamos acostumados a ser bons no ruim”, em referência à disposição de luta da militância comunista.

Paz política

Geraldo Júlio agradeceu a recepção, bem como o apoio do partido à sua candidatura, que, segundo ele, “nos deu mais segurança de construir essa grande frente”. Ele falou sobre sua trajetória administrativa, mas fez questão de lembrar sua militância político-partidária, com referência explícita à “emoção” que sentiu com as vitórias das forças progressistas em Olinda e no Recife, no ano 2000.

Ele fez breve explanação sobre as propostas de governo, que, segundo ele, terá como foco principal “o cuidado com as pessoas que mais precisam”. Ele garantiu ainda que o programa de governo será construído de forma democrática, com a participação dos diversos segmentos da sociedade e a futura gestão se baseará na unidade, trabalho, dedicação e paz política.

Além da militância, participaram da plenária o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso; o vereador Almir Fernando; Ronald de Freitas, do Comitê Central do partido; José Bertotti, da direção estadual do partido; membros da UJS – União da Juventude Socialista, bem como diversas lideranças distritais e de base do partido e representantes dos movimentos sociais.

Fonte Site de Luciano Siqueira