Reprodução Assistida: Comunistas defendem acesso pelo SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) promoveu nesta semana, audiência pública para discutir o acesso à reprodução assistida de casais com problema de infertilidade pelo SUS. Os deputados federais João Ananias e Chico Lopes, ambos do PCdoB, que solicitaram o debate, defendem que além do diagnóstico, o sistema também ofereça a reprodução assistida.

João Ananias observou que, no Brasil, cresceu o número de casais em busca de tratamento para infertilidade e que a medicina avançou muito nessa área. “Há várias técnicas que possibilitam a fecundação. O problema é que muitos casais não têm condições de bancar o tratamento, pois não é oferecido pelo SUS”, ressaltou, acrescentando que o objetivo da audiência é discutir a possibilidade de garantir a reprodução assistida pelo SUS.

Reprodução Assistida é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem como objetivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar. Existem várias técnicas. A mais moderna é a fertilização in vitro, também conhecida como bebê de proveta.

Foram convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin; o médico especialista em reprodução humana Sebastião Evangelista Torquato; e o diretor científico da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Waldemar Naves do Amaral

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)