SSA: Fundetrans volta à pauta na Câmara nesta quarta

A extinção do Fundo de Desenvolvimento do Transporte Coletivo de Salvador (Fundetrans) é tema de sessão da Câmara Municipal novamente, nesta quarta-feira (01/08). A matéria foi pauta na semana passada, mas por conta da solicitação da oposição para um debate sobre a questão, a votação – indicada como caráter de urgência pelo prefeito João Henrique – foi adiada.

De acordo com a vereadora Aladilce Souza, se a bancada insistir em votar o documento que prevê a extinção do Fundo, a oposição vai votar contra, por considerar que deve ser feita uma análise ampla e um debate com a população, já que se refere à mobilidade urbana. “Em quase oito anos de gestão, ele (João Henrique) não se preocupou com isso. Agora, às vésperas da eleição, quer forçar a aprovação para abrir o processo de licitação e deixar o transporte público coletivo na mão da mesma pessoa por 50 anos”.

Nesta terça-feira (31/07), vereadores se reuniram com o secretário Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura, José Mattos Neto, para discutir a questão. Mas, de acordo com Aladilce, ele não esclareceu nada e os parlamentares continuaram sem entender os mecanismos utilizados pela prefeitura para resolver o problema da Fundetrans. “Além de não dirimir nossas dúvidas, ele nem sequer apresentou números. Disse apenas que há uma dívida do Fundo com os empresários, em torno de R$ 600 milhões, que só faz crescer. E aí?”.

De Salvador,
Maiana Brito