Lideranças de diversos segmentos apoiam campanha de Jamil
Cultura, Saúde, movimento sindical, representantes do governo federal, lideranças populares e de religiões afrobrasileiras. O evento de lançamento da candidatura de Jamil à reeleição reuniu segmentos diversificados de São Paulo e dirigentes do PCdoB demonstrando o alcance e a pluralidade da prática política e parlamentar de Jamil.
Publicado 13/08/2012 18:18 | Editado 04/03/2020 17:17

Ao abrir o ato, Thobias da Vai-Vai, sambistas e intérprete do jingle de Jamil, acompanhado de sua esposa e de sua filha, Elizete Rosa e Raphaela Rosa, autoras da letra, ressaltou: “Jamil é exemplo de político; ele sempre diz que é uma ferramenta a serviço de nosso povo”.
João Ladislau Rosa, diretor de Comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), lembrou dos anos de luta ao lado de Jamil e destacou: “falta gestão na saúde municipal e Jamil tem lutado para melhorá-la e para garantir os direitos dos médicos e dos pacientes. Temos de reelegê-lo”.
Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) tratou do prestígio de Jamil junto aos movimentos social e sindical. “Ele tem a admiração de todas as tendências políticas porque está sempre à disposição para a luta dos trabalhadores, mas também para a luta dos bairros, das comunidades. Sua reeleição é uma necessidade para o povo de São Paulo”.
Através de uma mensagem em vídeo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo – que não pôde comparecer por estar na Olimpíada de Londres – também lembrou a trajetória de Jamil. “Ele é um lutador pelas garantias dos direitos do povo na Câmara. Jamil merece o nosso voto e o nosso apoio”.
Luís Paulino, secretário executivo do Ministério do Esporte, representando o ministro, disse que “chama atenção o lado humano de Jamil. Nós o consideramos como um amigo pessoal, além de ser admirável o trabalho que faz por São Paulo”.
Na avaliação do secretário da Articulação da Copa, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, “Jamil tem exercido com muita dignidade a missão de representar o povo de São Paulo. Ele atua na Câmara olhando para as transformações necessárias para a nossa cidade e para o nosso país”.
Representando a Federação Árabe-Palestina do Brasil, Emir Mourad destacou o caráter internacionalista de Jamil: “é um amigo do povo brasileiro, mas também dos árabes e em especial dos palestinos e tem sido um importante defensor da autodeterminação dos povos”.
Wildner Rocha, o Pulguinha, da direção da Gaviões da Fiel, também deixou seu apoio: “Estamos juntos, amarrados e misturados. Você, Jamil, tem um grande histórico de lutas. Vamos buscar o voto em cada lugar, mostrando o quanto você é bom para São Paulo”.
Padre Emerson, do Cangaíba, ressaltou que “Jamil não confunde autoridade com autoritarismo. Ele tem a autoridade advinda dos votos e a exerce voltado para o povo, para a vida”. Dalmo Ribas, responsável pela filiação de Jamil ao PCdoB em 1968, representou entidades de umbanda e candomblé da cidade e colocou: “nosso axé está com Jamil”.
Em defesa do povo
Segundo o presidente municipal do PCdoB, Wander Geraldo, “Jamil ajudou a pavimentar o caminho que levou Lula à presidência”. Além disso, destacou seu papel na Câmara: “seus projetos fazem inveja nos outros vereadores porque, de fato, esses projetos ajudam a nossa população. Jamil também está sempre com o povo e quando o Jardim Pantanal sofreu com as enchentes, ele foi lá para ver como poderia ajudar aqueles moradores. Seu desempenho honra o PCdoB”.
A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) lembrou da ajuda de Jamil à sua mãe quando ela atravessou problemas de saúde. “Quando vivemos momentos como aquele, vemos em quem podemos confiar. Mas o que mais admiro em Jamil é a sua simplicidade e humildade. Quando me candidatei, ele ia comigo para todo o lado pedir votos, para ajudar na minha eleição. Votar 65123 é uma necessidade para São Paulo.
Walter Sorrentino, secretário de Organização, representou o Comitê Central do PCdoB e ressaltou a importância que a disputa em São Paulo tem para o cenário político nacional. “Estamos confiantes na vitória para a prefeitura porque a cidade almeja mudanças, almeja a renovação das forças políticas que estão no poder. A cidade é uma das mais importantes do mundo e não pode se contentar em não ser campeã na educação, na saúde, nos transportes públicos”. Sorrentino disse ainda que Jamil “trabalha por São Paulo visando a uma melhora para o país como um todo. É um apaixonado pela luta, pelas mudanças e é consagrado pelo povo”.
O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), afirmou: “falar de Jamil é fácil; difícil é ser como Jamil. Ele tem uma trajetória inigualável de lutas pelo nosso povo. Jamil representa os anseios de nosso povo”.
De São Paulo, Priscila Lobregatte