Albino tenta voltar à Prefeitura de Ibitiara após 30 anos
Três décadas após vencer as eleições do município de Ibitiara, localizado na região da Chapada Diamantina, em 1982, Albino Alves Pereira (PCdoB) volta à disputa pela Prefeitura, esse ano. O candidato compõe a coligação “A Força do Povo”, composta pelo PCdoB e pelo PTN, e promete mudar a forma de gestão municipal, apostando na experiência como principal ferramenta.
Publicado 15/08/2012 17:41 | Editado 04/03/2020 16:18
Funcionário público e professor, Albino é uma figura conhecida na cidade e justifica o desejo de retorno: “o povo é que me insistiu para voltar”. Segundo ele, a população demonstra insatisfação com o atual governo e manifestou saudade da administração feita por ele na década de 1980. “As pessoas até hoje não esqueceram tudo que fizemos à frente da Prefeitura naquela época e estão me dando força”.
O processo eleitoral desse ano em Ibitiara é atípico. Com um eleitorado de pouco mais de 11 mil e acostumado com eleições entre dois candidatos, o município tem que escolher, agora, entre três opções. Além de Albino, há ainda, a candidatura do prefeito Nilton Menezes (PSD), que tenta a reeleição, e a do comerciante Beto (PT), adversário de Nilton nas eleições de 2008.
De acordo com o candidato comunista, o diferencial em relação aos outros, além da experiência, é o plano de governo que apresentou. Para ele, as ações que pretende desempenhar no segundo mandato têm possibilidades reais de se concretizarem, diferentemente dos adversários. Entre as bandeiras levantadas por Albino estão mudanças significativas na educação, saúde, meio ambiente, esporte e lazer.
As propostas já apresentadas pelo ex-prefeito devem beneficiar estudantes e o funcionalismo público. Ele pretende levar para Ibitiara cursos técnicos e profissionalizantes, que serão destinados aos alunos das escolas do município e realizar concurso público, que não acontece, segundo ele, há 12 anos, e tem gerado contratações por apadrinhamento político.
O candidato a vice-prefeito de Albino é João Batista de Lima, que é do mesmo partido. A Coligação “A Força do Povo” tem, ainda, nove candidatos a vereador; sete são do PCdoB e dois do PTN.
De Salvador,
Erikson Walla