Atividades agitam agenda em Floripa

 Caminhadas, reuniões e visitas fazem a diferença na campanha rumo à prefeitura de Florianópolis

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, participou da caminhada com a candidata à Prefeitura de Florianópolis Angela Albino e o seu vice Nildão, na manhã desta quarta-feira (15), na Rua Santos Saraiva, no Estreito. Adalberto Monteiro, secretário geral do PCdoB nacional, também marcou presença, carregando consigo uma bandeira da campanha, assim como Rabelo. Muitos militantes e apoiadores acompanharam Angela e Nildão pelo comércio local. Moradores fizeram questão de ir às janelas de seus prédios para acenar para a candidata. Quem estava na rua parou para cumprimentar Angela e Nildão e declarar apoio e voto.
 
Na manhã do dia 16, Angela e Nildão, acompanhados com um grande grupo de militantes e apoiadores, foram ao Norte da Ilha, em Canasvieiras. Lá, caminharam pelo comércio local e receberam o apoio e o carinho das pessoas.
 


Em encontro com protetores de animais realizado neste sábado (11), Angela manifestou seu apoio à proposta encaminhada por ONGs para a implantação de Postos Veterinários de Proteção aos Animais, incluindo-a em seu Plano de Governo. O projeto prevê a criação de nove unidades espalhadas pela cidade, descentralizando e ampliando o serviço de castração gratuita de cães e gatos, hoje restrito ao Centro de Controle de Zoonoses. A proposta inclui ainda o atendimento clínico a animais tutelados pela população de baixa renda, que atualmente não tem acesso às clínicas particulares e à promoção de ações educacionais.

A candidata recebeu dos protetores o ” KIt Fulaninho, o cão que ninguém queria”, produzido pelo Instituto Nina Rosa, de São Paulo, como sugestão de material a ser integrado às ações educativas relacionadas à guarda responsável de cães e gatos. Além dos postos, Angela Albino pretende criar o “castramóvel”, uma unidade volante destinada à esterilização nos pontos mais remotos da cidade e à intensificação das castrações nas áreas mais críticas.

As medidas visam equacionar efetivamente o problema da superpopulação de cães e gatos, minimizando o abandono e outras formas de maus-tratos aos animais e prevenindo contra a transmissão de zoonoses à população. Ângela destacou a importância do diálogo com as ONGs para a definição das políticas públicas em relação aos animais. Outro ponto ressaltado foi a criação de dois dos postos veterinários na parte continental de Florianópolis, segundo ela, área da cidade comumente deixada em segundo plano nas ações governamentais. O encontro contou também com a presença da candidata à vereadora Janete Teixeira.