Cuba e EUA realizam conferência em solidariedade aos 5 Cubanos

Havana e Washington realizam nesta segunda-feira (17)  uma video-conferência para abordar recentes ações em favor dos Cinco Cubanos condenados injustamente nos Estados Unidos. 

O fórum reúne advogados, ativistas de grupos de solidariedade e familiares de Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerreiro e Fernando González, que foram detidos em 1998 por seguir  grupos violentos que de Miami atuavam contra Cuba.

Segundo os organizadores, a video-conferência permitirá que setores da opinião pública conheçam detalhes dos instrumentos legais apresentados pela defesa dos Cinco.

Recentemente, o advogado estadunidense Martin Garbus tramitou, em nome de Gerardo -sentenciado a duas correntes perpétuas mais 15 anos- um Affidávit (declaração juramentada), que demonstra a postura anticonstitucional de Washington no processo contra os Cinco.

O documento entregado à Corte na Flórida recolhe informações sobre o pagamento pelo governo estadunidense a jornalistas com o objetivo de predispor ao júri e a comunidade miamense antes e durante o julgamento.

Um exemplo é que os meios de comunicação The Miami Herald e The New Herald publicaram 1, 111 materiais hostis em 194 dias, com fechamento o 8 de junho de 2001, quando os cubanos foram declarados culpados 

A conferência terá entre seus participantes nos Estados Unidos ao próprio Garbus, ao também jurista Raymond Steckel, ao ex-fiscal geral Ramsey Clark e à ativista Glória A Riva, coordenadora do Comitê Nacional pela Liberdade dos Cinco.

Por sua vez, em Havana estarão presentes Mirta Rodríguez, mãe de Antonio Guerreiro, e a esposa de Gerardo, Adriana Pérez, a quem Washington tem negado de maneira reitera visa-a para visitar a sua cónyuge, idêntica situação à sofrida por Olga Salanueva, esposa de René.

Fonte: Prensa Latina