MP investiga uso de máquina pública na campanha de Porto Alegre
Promotor recebeu gravação que indicaria que pessoas supostamente ligadas à Prefeitura teriam feito promessas em troca de votos.
Publicado 02/10/2012 16:52 | Editado 04/03/2020 17:09
A gravação de uma conversa que teria como interlocutores pessoas supostamente ligadas à Prefeitura Municipal e que estariam oferecendo vantagens com dinheiro público a moradores do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, motivou a abertura de uma investigação pelo Ministério Público Estadual.
No áudio, entregue ao MP por um vereador, os interlocutores destacam benfeitorias executadas na cidade pelo secretário de Obras, Cássio Trogildo (PTB), que está licenciado para concorrer à Câmara de Vereadores, e pedem votos para ele e para a reeleição do atual prefeito, José Fortunati (PDT), prometendo melhorias para o bairro.
Na tarde desta terça-feira, uma equipe da Rádio Gaúcha visitou a região e constatou que máquinas estavam trabalhando no local. Depois de ouvir a gravação, o promotor eleitoral Mauro Rockenbach abriu investigação. A primeira medida foi a de tentar identificar as pessoas que falam no áudio, que seriam ligadas a secretarias municipais.
"Se eles não trabalham para a Prefeitura, vão ter que explicar como tinham a informação privilegiada de que as máquinas iam mesmo trabalhar naquela região ou que poder eles têm para conseguir a execução das melhorias prometidas. Há indicativos do uso da máquina pública, de recursos da Prefeitura, em benefício de candidatos, dos dois que são citados (no áudio), o Trogildo e o prefeito. Se ficar comprovado, podemos fazer um procedimento pedindo a cassação do registro dessas candidaturas", explicou Rockenbach.
Entre as principais promessas supostamente feitas no encontro, está a de asfaltar ruas e revitalizar o pavimento já existente. Os interlocutores também deram destaque ao quanto foi feito de iluminação pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).
Fonte: Zero Hora