Brumado-BA: PCdoB elege 3 vereadores; uma mulher é a mais votada

O PCdoB foi destaque nas urnas do município de Brumado, na região Centro-Sul da Bahia, no último dia sete de outubro. Em outros pleitos, o partido costumava eleger apenas um vereador e, dessa vez, elegeu três, incluindo o mais votado entre todos os candidatos que disputavam as eleições no município.

Dos 13 vereadores eleitos, a professora Liu Vaconcelos foi a que mais recebeu votos. Ela teve 5,32% da votação, o que equivale a 1.960 votos. Depois dela veio Édinho Continha, em quarto lugar, com 4,37% (1.690 votos) e Agno Meira, em nono, com 3, 57% (1.314 votos).

Para Édinho Continha, que é também o presidente do Diretório Municipal do PCdoB, o resultado foi conquistado através de uma tática adotada pelo partido local. “Priorizamos os candidatos que representavam uma área específica e a estratégia deu certo”, comemora.

Liu representa os professores e o homem e a mulher do campo; Continha teve o apoio dos profissionais da mineração, pois é presidente do Sindicato dos Empregados da Mineração, e dos esportistas da cidade; Meira teve forte adesão dos moradores do bairro de São Félix, um dos principais da cidade.

O bom resultado dos comunistas já faz o presidente pensar em novas conquistas. “Ao lado do PT, somos a maior bancada. Agora, já estamos nos articulando para conseguir a presidência da Câmara de Vereadores de Brumado”, explica Continha.

Dos 64 mil habitantes de Brumado, mais de 44 mil foram às urnas na votação do primeiro turno. O prefeito eleito foi Aguiberto (PSL).

De Salvador,
Erikson Walla