Brasília sediará Olimpíadas Escolares Mundiais
Brasília apresentou, nesta segunda-feira a logomarca das Olimpíadas Escolares Mundiais (Gymnasiade 2013) e os três candidatos a mascote dos jogos, que serão disputados pela primeira vez no continente americano.
Publicado 11/12/2012 08:30 | Editado 04/03/2020 16:40
Maior evento mundial escolar, a Gymnasiade 2013 vai trazer a Brasília, entre novembro e dezembro de 2013, mais de 2 mil atletas de 45 países. Serão disputadas oito modalidades: atletismo, ginástica aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, caratê e xadrez.
A logomarca escolhida é inspirada na Torre Digital. O monumento projetado por Oscar Niemeyer, conhecido como “Flor do Cerrado”, tem 180m de altura e proporciona aos visitantes uma das mais belas vistas do Planalto Central.
Ema, Tamanduá-Mirim e Quati disputam a condição de mascote dos jogos escolares mundiais. A escolha do animal símbolo da competição será feita por alunos de 17 escolas da rede pública, distribuídas em 11 coordenações regionais de ensino. A votação começou hoje e prossegue até a próxima sexta-feira (15). A estimativa é que aproximadamente 23,6 mil alunos parti cipem da eleição.
O secretário-geral da International School Federation (ISF), Jan Coolen, ressaltou a importância de Brasília ser escolhida como a primeira cidade das Américas a sediar a Gymnasiade. “Jovens de todas as partes do mundo, de todas as culturas, estarão aqui. Tenho certeza de que Brasília baterá todos os recordes de participantes da história da Gymnasiade”, destacou Jan Coolen.