Blocos escolhem suas musas

Os preparativos para o Carnaval dos blocos tradicionais de Brasília já começaram. Como pontapé inicial foram oficialmente abertas ontem as inscrições para eleger a musa do Carnaval de rua 2013.

O título é o sonho de muitas meninas que têm o samba como algo além de um hobby. A expectativa dos organizadores do concurso é alcançar média de 60 inscritas.

Na cerimônia de lançamento, na sede dos blocos, no Núcleo Bandeirante, as primeiras candidatas já demonstravam o seu talento. A assistente de Recursos Humanos Veruska Souza, 29 anos, se inscreveu nesta modalidade. “Já tenho 15 anos de Carnaval dançando e conquistando alguns títulos, como o de musa, rainha e princesa. Mas fiquei um tempo fora e, agora, quero retornar com força total”, avisa. A dançarina Aline Mel, 23 anos, conta que ficou com o segundo lugar do concurso de 2012. “Foi uma experiência muito boa que quero repetir, mas como a vencedora”, diz.

E não basta apenas ter o samba no pé. Itens como desenvolvutura, simpatia e postura de palco também são avaliados. Quem repassa as dicas é a produtora do concurso, Juliana Campos. “Os jurados são compostos por representantes dos diversos segmentos, como empresários, governo, imprensa e instituições”, explica. A premiação alcança os R$ 5 mil para a primeira colocada.

Além do prédio principal da governadoria, o complexo terá quatro edifícios de cinco pavimentos e dez prédios de quatro pavimentos. O local abrigará ainda um centro de convenções e um centro de convivência, com lojas, bancos e praça de alimentação.

O gerente de engenharia da obra, Alberto Uno, disse que o empreendimento foi construído com uma tecnologia dinamarquesa chamada Bubble Deck, qeu utiliza bolas entre as lajes, o que permite redução de 30% de concreto e menos madeira na construção. "Você nãoprecisa derrubar uma floresta para fazer uma obra moderna" disse Uno.