Benin expulsa embaixador da França

O governo de Benin declarou nesta terça-feira (26) persona non grata o embaixador francês, Jean Paul Monchau, informou a mídia local.

A expulsão do diplomata foi sustentada após a divulgação, pelo Ministério de Relações Exteriores francês, de um relatório que fazia alertas sobre possíveis sequestros e atentados naquele país, de acordo com artigo publicado pelo site Wanafrica, que cita por sua vez o site marfinês Koaci.com.

O governo do país africano enviou uma carta à chancelaria francesa comunicando que declarou persona non grata o embaixador e retirou suas credenciais, disseram as fontes.

Paris alertou seus cidadãos em um relatório sobre o Benin, feito pelo Ministério de Relações Exteriores, em janeiro passado e atualizado na última semana, sobre "possíveis riscos de sequestros".

Esse texto, sempre segundo as fontes, alertou também seus conterrâneos para que não se aproximassem da fronteira com a Nigéria diante do perigo de ataques "terroristas", em represália à ofensiva militar francesa no Mali.

A França enviou para o país do norte da África cerca de quatro mil soldados desde o dia 11 de janeiro, sob o argumento de "combater grupos islâmicos" que tomaram o controle do norte do Mali, em junho de 2012.

Nesta terça, o ministro de Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, revelou que os gastos da operação militar ultrapassam 100 milhões de euros, depois de um mês e meio de intervenção.

Fonte: Prensa Latina